De Justin Bieber até aquela menina da música da esquina que tira foto no espelho pra postar no facebook ou aquele fortinho da academia que eu esqueci o nome, que faz pose e tira foto mostrando o bíceps e tríceps flexionados, todos usam o “selfie’istas”.
Eu sei que essa palavra não existe, mas “selfie” até outro dia também não, mas, se você não entendeu, a gente explica.
A palavra selfie, que designa fotos que pessoas tiram delas mesmas com celulares ou webcam, foi escolhida como a palavra do ano de 2013, com 17.000% de crescimento em citações.
Mas, você sabe o que significa selfie? Se ainda não faz ideia, continue acompanhando que e você daqui a pouco vai estar com o assunto mais que justo e perfeito na ponta da língua.
Sabe aquela mania de esticar o braço segurando o celular apontado para o rosto e espalhar a foto produzida nas redes. É isso… e há várias razões para isso.
Os auto-retratos existem desde que foto é foto, e quase sempre mas agora estão tão na moda que viraram um vírus. Isto por causa é claro, da evolução da tecnologia, ou seja, do boom dos smartphones associado ao superboom das redes sociais.
Então, quem é que nunca tirou uma fotografia de si mesmo, ou mesmo várias até sair uma mais ou menos e a partilhou no Facebook ou no Instagram? Ou ainda quem é que nunca criticou quem tivesse feito isto? De um jeito ou de outro, a moda veio para ficar e tem esse nome: selfie.
Nunca se viu tanto selfies ou tantas “selfies” nas redes sociais, e só não aconteceu antes porque… porque… bem, não faria sentido tirar uma foto numa máquina pra depois revelar e ficar com ela impressa né?. Agora sim, nunca se falou tanto nestes auto-retratos . Se você navega pelo Facebook, pelo Instagram ou pelo Twitter vai tropeçar nestas fotografias e, consequentemente, nesta expressão.
Os mais críticos, ou ainda aqueles que não saem tão bem nas fotos e ficam com uma “invejinha virtual” dizem que tanta autoexposição pode ter um preço. Afirmam que o Selfie é uma nova maneira de expressão e que doses excessivas, podem ser nocivas a seus praticantes.
Alguns psicólogos dizem que o componente narcisista do selfie pode induzir transtornos de personalidade, intensificando traços de agressividade e reclusão.
Eu concordo em partes. Outro dia mesmo, vi um homem postou uma foto de algumas feridas e ferimentos em seu rosto, depois de ter caído de bicicleta, vi também uma mocinha que se fotografou no banheiro logo após as necessidades, nem viu que o vaso estava aberto. Aí já exagero né? Ninguém merece.
Mas, enfim… Em 2013, a palavra já bateu todos os recordes e vem sendo usada em todas as línguas, graças à notoriedade de selfies de pessoas famosas , como por exemplo, uma foto do papa Francisco feita com um grupo de adolescentes, ou as dezenas espalhadas diariamente pelo cantor Justin Bieber aos seus milhões de seguidores.
Só pra você entender, neste caso, as mídias sociais ajudam a popularizar o termo, com a hashtag #selfie, e aí sim faz algum sentido colocar o símbolo # ou hashtag, caso contrário, é uma bobagem, a menos que você esteja iniciando um novo processo viral na internet.
A todos uma #boatarde e #atésemanaquevem.
É com você: #amigoEd. #Fmreporter
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.