No domingo (24/11) a Paróquia N. S. Fatima festejou o dia de Cristo Rei na quadra de esportes do Bairro Nossa Senhora de Fatima. A celebração foi presidida pelo Pe. Paulo Giovanni e concelebrada com os padres Maioli e José Ailton.
Na oportunidade o Pe. Paulo deu inicio a campanha das Santas Missões Populares que a Paróquia vai realizar dentro dos próximos dias.
A celebração contou com a participação de todas as comunidades da paróquia.
SOBRE A FESTA DE CRISTO REI
A festa de Cristo Rei foi criada pelo papa Pio XI em 1925. Instituiu que fosse celebrada no último domingo de outubro. Agora, na reforma litúrgica passou ao último domingo do ano litúrgico como ponto de chegada de todo o mistério celebrado, para dar a entender que Ele é o fim para o qual se dirigem todas as coisas.
A criação desta festa tinha uma conotação política de grandiosidade. Quem, dos mais antigos, não foi da Cruzada Eucarística? Roupinha branca, fita amarela com cruz e dois traços azuis para os melhores. Qual era o comprimento? – Viva Cristo! – Rei! Este amor a Cristo Rei sustentou os cristãos na perseguição do México. Quantos mártires não entregaram a vida proclamando: Viva Cristo Rei! Quem sabe nos falte uma definição maior para o Reino de Cristo.
A oração da missa assim reza: “Deus que dispusestes restaurar todas as coisas em vosso Filho Amado, Rei do Universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade vos glorifiquem eternamente”. Vejamos os termos: Rei do Universo, vossa majestade.
Para este sentido endereça a primeira leitura: A glória do Filho do Homem – “Seu poder é poder eterno que não lhe será tirado e seu reino, um reino que não se dissolverá” (Dn l7,14). Cristo com sua morte e ressurreição foi feito o Senhor da Glória. Seu Reino não tem fim.
O QUE SÃO AS SANTAS MISSÕES POPULARES?
Descobrir e valorizar o que há de bom nas pessoas e nas culturas; ajudar as pessoas a darem um sentido verdadeiro à própria vida; convidar as pessoas a serem seguidoras de Jesus, num grande mutirão em defesa da vida e da cidadania; fazer crescer em qualidade e quantidade a caminhada das pequenas comunidades; viver a comunhão no pluralismo; zelar pelo meio ambiente e despertar nas pessoas o gosto pela missão.
De acordo com a realidade de nossas paróquias, serão escolhidos os principais objetivos, visando uma perfeita sintonia com o Objetivo Geral do III Plano Diocesano de Pastoral, que é “tecer rede de comunidades, na força da Palavra, enviados em missão”.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.