Sexting vira epidemia e cyberbullying cada vez mais frequente

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Hoje, vamos falar de um dos assuntos de maior repercussão no mundo digital nos últimos tempos, o Sexting. Uma palavrinha pequena mas de grande significado, grande relevância e proporcionalmente perigosa.


O Sexting é uma nova forma de cyberbullying, que está ficando cada vez mais frequente entre os jovens. Temos visto várias notícias de prisões e apreensões no mundo inteiro, incluindo a de um rapaz britânico de 14 anos que foi preso (sim, você ouviu certo, lá, adolescente pode ser preso) por publicar um vídeo pornográfico que ele e a namorada protagonizaram e espalharam via What’s App.

Tecnicamente, o Sexting é o ato de enviar mensagens ou fotos sexualmente explícitos de forma eletrônica, principalmente entre telefones celulares. Basicamente consiste em enviar conteúdos sexuais ou sensuais provocantes como imagens, vídeos ou mesmo mensagens através do smartphone ou da internet.

E vou te falar uma coisa, o sexting já se tornou uma epidemia que ataca cada vez mais jovens por todo o mundo com um monte de comparsas e coniventes, incluindo pais permissivos que lavam suas mãos e professores que permitem seus alunos ficarem trocando mensagens durantes as aulas.

Ao pesquisar sobre o tema esta manhã, resolvi perguntar para alguns amigos mais jovens a sua percepção sobre o tema. Um deles me surpreendeu, dizendo: "Se você perguntar por aí, ou contactar alguns grupos vai encontrar 20 fotografias de sexo aqui em Paracatu que foram enviadas ou postas no Facebook de forma privada, em alguns minutos. O povo gosta de correr risco, parece que isso aumenta adrenalina”.  Assim ele me disse

Encontrei também uma pesquisa na internet em que mais de 60% das crianças e adolescentes consultadas já havia recebido ou passado alguma mensagens sexualmente explícitas. E outra coisa, mais de 20% pensa não existe nada de errado com o que eles chamaram de pequena nudez em imagens e mais de 40% considera o topless aceitável.

Olha só o perigo!! As experiências sexuais sempre fizeram parte da vida de um adolescente, no entanto, especialistas temem que os jovens estejam sendo coagidos a providenciar fotografias explícitas no mundo online, que são depois partilhadas sem o seu consentimento através de tel????? e redes sociais, um processo conhecido como "doxing".

Pense você mesmo, quando falamos em sexo online, as oportunidades de experimentar são muito maiores, e o controle dos pais infinitamente menor. Não adianta colocar de castigo, deixar sem sair, sem ir a festas, encontrar com o namoradinho ou namoradinha…  pra internet não tem muro nem cerca.

O agravante desta situação é que os jovens tornam-se mais vulneráveis à pedofilia, pois é cada vez maior a quantidade de adolescentes que usam a webcam para ter experiências sexuais, não só com o seu namorado ou namorada e numa destas aventuras, pode haver um hacker ou um estranho observando a comunicação e grampeando o sinal.

Existem também consequências mais devastadoras e o caso mais sério de sexting aconteceu em Ohio, quando Jessica Logan, uma jovem de 18 anos, cometeu suicídio depois de ver que suas fotos que ela enviou para seu namorado, foram espalhadas em um grupo no celular e foram postadas depois no facebook.

O que você pode fazer?
Respeite a si próprio e os outros. Não peça imagens sexuais nem sensuais pra ninguém e, se lhe for solicitado, não as forneça.  Lembre-se: Pare. Bloqueie. Conte pra alguém da prática errada.  Recuse passar adiante mensagens de sexting.  Diga para os amigos pararem com o sexting.

E por fim, bloqueie a comunicação com amigos que enviam mensagens de sexting, até porque é crime, lembre-se que é, quando se tira uma fotografia indecente de um menor de 18 anos, mesmo com consentimento, está infringindo a lei.
 
Tenha cuidado até com seus amigos, os especialistas consideram que raramente os jovens pensam sobre as consequências das suas ações, além disso, vivemos num mundo em que a partilha de qualquer tipo de imagens se tornou prática comum.

É preciso urgência nesta conscientização do real problema, tanto por parte dos pais, dos educadores nas escolas e de você que tá me ouvindo.

Pense que a próxima vítima pode ser você ou alguém que você ama.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button