Os cursos técnicos estão cada vez mais valorizados e lideram a preferência dos estudantes e concluintes do ensino médio. Muitos jovens encontram nesse tipo de formação o caminho mais curto para conquistar um bom emprego.
No Brasil, a média de matrículas no ensino técnico é de 7%, ainda pouco se compararmos com os países desenvolvidos, nos quais a média é de 30%, mas a situação evoluiu bastante em Minas Gerais nos últimos anos.
Aquela cultura que tínhamos de que um diploma de nível superior era a garantia de um bom emprego já não existe mais. Hoje, os estudantes procuram os cursos de nível técnicos com duração média de 1 a 2 anos, e são atraídos pelas empresas, que buscam profissionais com esse perfil.
Segundo publicação recente do portal da educação, Minas Gerais está entre os estados com maior número de alunos matriculados no ensino técnico. Em Paracatu, se destacam os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Mineração e Informática Industrial.
Após a conclusão ou durante o curso, os alunos têm grandes chances de conquistar um emprego, essa conquista é atestada por diversas pesquisas nacionais que mostram que 75% dos alunos estavam trabalhando um ano após o encerramento do curso, a grande maioria na área de formação, e que mais da metade continuaram os estudos e estavam fazendo um curso de graduação.
* Coluna Revista Vitrine
Maxuel dos Santos Silva
Especialista em Gestão Educacional
Diretor da Escola Multi Tech Cursos & Treinamentos