De 2005 até agora, o número de escolas federais de educação profissional criadas – 141 – foi praticamente o mesmo que o de 1909 a 2002 – 140. A marca foi alcançada nessa segunda-feira, 1º de fevereiro, com a inauguração simultânea de 78 unidades em todo o País, feita pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
Autoridades políticas e lideranças compareceram ao evento, dentre elas o deputado estadual Almir Paraca (PT-MG) e o prefeito de Paracatu, Vasco Praça Filho. Segundo Paraca, a transformação dos antigos Cefets em institutos federais é um salto para o desenvolviento regional do Noroeste e de todo o País.
Almir Paraca e o deputado federal Virgílio Guimarães foram os principais articuladores para a implantação dos Institutos Federais na Região Noroeste do Estado: o Instituto Federal do Norte de Minas/campus Arinos e do Triângulo Mineiro/campus Paracatu.
O deputado Almir Paraca informou que, inicialmente, o Noroeste seria contemplado com apenas uma unidade, mas a extensão geográfica da região foi o argumento determinante para a implantação de dois institutos federais, um na Bacia do Rio Urucuia e outro na Bacia do Rio Paracatu. “O trabalho de implementação e desenvolvimento de arranjos produtivos locais, em parceria com ministérios e órgãos federais, com foco no desenvolvimento sustentável da Bacia do Rio Urucuia era o cenário ideal para a implantação de um campus. Já Paracatu, foi contemplada por ser o berço cultural e a referência educacional da região”.
O evento – Durante a solenidade o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou: “com o apoio dos reitores dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o MEC foi capaz de fazer 100 anos em quatro, dobrando a rede de educação profissional e tecnológica”. Outras 99 unidades estão em obras e devem ficar prontas até o final deste ano, elevando o número para 380, que oferecerão mais de 500 mil vagas. O investimento total é de R$ 1,1 bilhão.
De acordo com o presidente Lula, a questão da melhoria da educação entrou em pauta no Brasil por um desejo da própria sociedade. “Quando começamos a abrir as comportas, milhares de pessoas começaram a cobrar uma melhor educação. Descobrimos até a sede dos prefeitos por escolas de educação profissional; não existe uma única cidade que não queira ter uma escola técnica”, afirmou.
As escolas inauguradas nessa segunda-feira representam um investimento inicial de R$ 175 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. Dessas 78 unidades, 32 já estão em funcionamento, com mais de oito mil estudantes matriculados. As demais começam a funcionar a partir de março. Quando estiverem em pleno funcionamento, as novas escolas poderão atender juntas a quase 100 mil alunos com cursos técnicos, licenciaturas e superiores de tecnologia.
Institutos – Em 29 de dezembro de 2008, os centros federais de educação tecnológica (Cefets), as unidades descentralizadas de ensino, as escolas agrotécnicas, as escolas técnicas federais e algumas escolas vinculadas a universidades deixaram de existir para formar os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. São 38 institutos em todos os estados, oferecendo cursos técnicos, cursos superiores de tecnologia e licenciaturas. Também integram os institutos as unidades que estão sendo entregues dentro do plano de expansão da rede federal.
Concursos – Para garantir o funcionamento das novas escolas, os institutos federais realizarão concursos públicos para contratação de professores e técnicos administrativos. O Ministério do Planejamento já autorizou a abertura de concurso público para a contratação de 8,9 mil profissionais de educação, sendo cinco mil professores e 3,9 mil técnicos administrativos. Os cargos foram aprovados pelo Congresso Nacional.
Na Primeira Foto: Da esquerda para a direita: O diretor geral do campus Paracatu, Heraldo Rosi Cruvinel, o deputado estadual Almir Paraca, o deputado federal Virgílio Guimarães e o diretor geral do campus Arinos, Edmilson Tadeu Cassani
Na Segunda Foto: Almir Paraca cumprimenta o Presidente Lula
Na terceira foto: Vasquinho, Zequinha, Neide Batista (Sec Educação), Presidente de Câmara de Paracatu
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.