A 1ª Convenção dos Contabilistas ocorrida nos dias 22 e 23 de agosto, organizada pela Associação Profissional dos Contabilistas de Paracatu (ACP) que teve o apoio da Faculdade Finom, Associação Comercial e Empresarial de Paracatu (ACE) e Fecom, reuniram na Câmara de Vereadores contabilistas da região, empresários, educadores e a presença maciça dos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Finom.
“O público foi intenso no segundo dia como no primeiro. O retorno dos acadêmicos quanto à satisfação com o evento foi muito positivo. Na responsabilidade do curso, trabalhado pelos acadêmicos, ficaram as pastas individuais fornecidas pela Faculdade Finom, a emissão dos certificados, o controle de presença e inscrições, cerimonial, e a participação, pois a grande maioria eram nossos acadêmicos”, orgulhou-se a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Finom, Ariane Pessoa Caldas.
No primeiro dia do evento, a palestra de abertura da 1ª Jornada Contábil foi ministrada pelo pastor Cesar Augusto Emerich no qual preferiu utilizar da motivação como tema principal. Professor do Curso de Direito da Faculdade Finom e Promotor de Justiça, Paulo Campos Chaves, proferiu a segunda palestra com o tema: A Responsabilidade Civil e Criminal do Profissional da Contabilidade.
Um dos principais pontos questionados pelo Dr. Paulo Campos, foi a alta carga tributária no país o que em algumas oportunidades força o empresário em sonegar, fato este em muitos momentos com o consentimento do profissional da contabilidade.
“O pequeno e médio empresário é quase forçado a sonegar, principalmente pela grande carga tributária que tem no Brasil, às vezes obriga o contador a ajudar o cliente em sonegar”, disse Dr. Paulo Campos.
No segundo dia da Jornada Contábil, Os Desafios do Atual Cenário Econômico e Profissão Contábil, foi a primeira palestra da noite que teve como expositora a Dra. Daria Tiyoko Onimaru Jardim. Em seguida, o ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e atual presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis, Dr. Paulo Cesar Concentino, ministrou palestras abordando o tema “A Complexidade do Sistema Tributário no Brasil”. Encerrando com sucesso esta 1ª edição da Jornada Contábil, ocorreu ainda o Evento Cultural em homenagem ao contador.
Formado no Curso de Ciências Contábeis pela Faculdade Finom, Daniel Mendes Silva marcou presença durante os dois dias da Jornada Contábil, no qual aprovou as palestras e segundo ele o evento representou “um marco para sociedade paracatuense”.
“Ao me ver a 1ª Jornada Contábil de Paracatu representou um marco para a sociedade paracatuense, visto a importância dos temas abordados e a grande participação de acadêmicos e profissionais da área, demonstrando o comprometimento dos contabilistas de nossa cidade em buscar atualização e conhecimentos para melhor atender seus clientes. Temos de parabenizar a Associação de Contadores de Paracatu a Faculdade Fimom e demais parceiros pela iniciativa e realização do evento”, destacou Daniel.
Texto e Fotos: Tiago Manique/Comunicação Social Faculdade Finom