Joãozinho Contador diz Paracatu terá base do SAMU

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

O Vereador Joãozinho Contador (PSDB) disse durante reunião na Camara que, esteve em reunião no Ministério de Saúde, juntamente com uma comitiva composta por representantes de 13 municípios de Paracatu, ocasião em que apresentou várias demandas relacionadas à área de saúde no Noroeste de Minas e dentre estes, o pedido do Município de Paracatu para a implantação de uma unidade do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência em Paracatu.

Joãozinho disse que trabalho é um esforço conjunto de todos os vereadores da base.

"-Estamos viabilizando a implantação do SAMU em Paracatu através de uma parceria com a AMNOR – Associação dos Municípios do Noroeste de Minas e isso é mais uma prova de que nosso trabalho está sendo feito juntamente com os vereadores da base do governo."

Segundo o Líder de Governo, as negociações estão bem adiantadas pois já existe uma entidade na cidade de Arinos com documentação preparada para celebrar o convênio e esta será transferida para Paracatu devido à localização às margens da BR 040.

"-A possibilidade de, muito em breve, termos o serviço implantado em Paracatu como um polo central do Noroeste é muito real."  finalizou.

Sobre o SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado o Estado brasileiro a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

A rede nacional SAMU 192 conta com 147 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil, presentes em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, 137 milhões de pessoas (70,99% da população) têm acesso ao serviço em 2.538 municípios do País. O objetivo do Estado brasileiro é levá-lo a todos os municípios do país. 

Chegam a 1.181 as Centrais de Regulação das Urgências. O SAMU conta com 2.215 Unidades de Suporte Básico, 557 Unidades de Suporte Avançado, 197 Motolâncias, 8 Equipe de Embarcações e 5 equipes de Aeromédicos.

O Ministério da Saúde prevê a implantação do serviço em todos os municípios brasileiros, respeitadas as competências das três esferas de gestão (Estado brasileiro, estaduais e municipais). O Estado brasileiro entra com uma contribuição mensal a municípios e estados com projetos aprovados de SAMU, bancando 50% do custeio desses serviços.

Fonte:
Ministério da Saúde

.

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button