APAE comemora 35 anos de muitas lutas e vitórias em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Paracatu comemorou na última semana mais um aniversário, são 35 anos de existência. Dentre as atividades programadas para comemorar a semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, a ser realizada de 21 a 28 de agosto, a instituição prestou uma homenagem a parceiros da instituição.

A APAE é uma sociedade civil, filantrópica, assistencial e educativa, sem fins lucrativos. O objetivo maior é tornar melhores as condições de vida da pessoa portadora de deficiência e, principalmente, assegurar-lhe o desenvolvimento e os direitos de cidadão.

Em Paracatu, a APAE presta atendimento centenas de alunos portadores de deficiências e suas famílias, contando com a participação de profissionais das áreas de educação especial, habilitação, reabilitação, saúde, iniciação para o trabalho, esporte e lazer.

Conheça um pouco da história da APAE em Paracatu

A instituição foi criada em 24 de agosto de 1977, com o apoio do Dr. Almir Alaor Porto Adjuto, na época prefeito de Paracatu, juntamente com a iniciativa de Martha Brochado Adjuto, com objetivo de promover as políticas públicas sociais que venham garantir a inclusão da pessoa com deficiência. “Com 35 anos de existência, a APAE continua funcionando com eficiência e eu tenho orgulho de ter fundado essa instituição. Minha missão está cumprida”. Afirmou Dona Martha.

“Muitas pessoas me falam que não conhecem a APAE, que não sabem direito o que ela é. E nós queremos que vocês conheçam a APAE, que a visitem. É um sonho realizado ver a nossa instituição tão linda assim, com seu quadro todo completo, e isso são graças a essas empresas, pais e amigos que sempre nos apoiaram”.  Agradeceu, emocionada, a atual presidente da APAE, Maria Magali Carneiro Caldas. 


Dolores é uma das mães dos muitos alunos da APAE e, na oportunidade, subiu à tribuna da Câmara e manifestou-se agradecendo pelo belo trabalho da instituição. “Tenho dois filhos portadores de deficiência e, hoje, graças à APAE, minha filha realizou o sonho, que é de fazer montaria. Agradeço muito a Sra. Martha e a todos que me receberam muito bem”. “Quero agradecer a toda diretoria, a Sra. Martha e a todos aqueles que sempre apoiaram as pessoas especiais. O que eles nos ensinaram é tratar bem as pessoas e que estão sempre de portas abertas para nos receber”. 

Um aluno, representando os demais, também reforçou os agradecimentos.

Texto: Paracatu.Net / Jornal Dinâmico
Fotos: Simone Melo Franco / Douglas Fernandes
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button