Durante tribuna na Câmara, o Vereador Marlon Gouveia (PHS) falou o Projeto de Lei de sua autoria que institui a "Semana Municipal de Valorização da Família" em Paracatu e também sobre vários evento que serão realizados em todas as paróquias de Paracatu alusivos à semana.
"-Evidenciando este tema, queremos fortalecer os elos familiares e conscientizar a todos para a valoriação da instituição mais importante do mundo, a família." Afirmou Marlon
Sobre Semana Nacional da Família
Numa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, neste domingo, dia 12 de agosto de 2012, iniciará em toda a Igreja no Brasil a Semana Nacional da Família. Esta tradicional semana acontece todos os anos e tem a finalidade de refletir, rezar e auxiliar as famílias na vivência diária da fé e na superação dos obstáculos comuns ao nosso tempo, que atentam contra os valores da família.
A semana da família é um evento assumido por todas as dioceses e paróquias de nosso país, devido à sua importância e necessidade. O papa Beato João Paulo II ressalta que a família é o berço da humanidade, o santuário da vida. Sem ela é impossível criar uma sociedade justa e fraterna, pois uma sociedade nova supõe homens novos.
Com o tema: “a Família, o trabalho e a festa”, a semana quer enfatizar aquilo que nossos documentos, especialmente os conciliares, ressaltam sobre a ação do leigo na Igreja e na sociedade: todos os homens e mulheres devem fazer de tudo para tornar Cristo mais conhecido, amado e seguido em todos os setores: na família, no trabalho, na sociedadeem geral. Asemana da família é um evento que acontece desde 1992, e seu objetivo maior é valorizar a família, seus valores e ressaltar a importância da fé e da vida cristã. Deve mobilizar e contagiar toda a Igreja, afinal, é a família o espaço adequado e propício para as relações mais significativas do ser humano, a formação de valores e de condutas e a transmissão da fé como fundamento para uma vida feliz e realizada.
Como recorda o Documento de Aparecida a “família é um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos e é patrimônio da humanidade inteira. Em nossos países, uma parte importante da população está afetada por difíceis condições de vida que ameaçam diretamente a instituição familiar. Em nossa condição de discípulos e missionários de Jesus Cristo, somos chamados a trabalhar para que esta situação seja transformada e que a família assuma seu ser e sua missão no âmbito da sociedade e da Igreja”. (DA 451).
O assessor da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, sugere algumas atividades motivadoras às comunidades paroquiais para a Semana Nacional da Família 2013:
Nos ambientes da igreja
• Celebrações, conferências, palestras, seminários, cursos, vigílias, memórias, homenagens, Horas Santas, procissões (com foco na liturgia dominical da família).
• Motivar os bispos, padres e seminaristas e, membros afastados e ex-coordenadores da comunidade para a Semana da Família (convidar para almoço, reunião, homenagem)
• Preparar ambiente das comunidades para celebrar a Semana da Família – mudar o ambiente, como no Natal (cartazes, imagens, murais, flores, faixas).
Nos ambientes públicos
• Pelos meios de comunicação – rádio, TV, jornais, boletins, murais, redes sociais (facebook), enviar e-mails temáticos a cada dia. Elaborar textos e falas pequenas e temáticas sobre a beleza da família.
• Manifestações evangélicas nas ruas, na câmara municipal, mesas redondas com lideranças comunitárias e religiosas;
Nas escolas
• Encontros entre os membros das famílias dos alunos no ambiente doméstico;
• Celebrações Ecumênicas, ou não, no ambiente escolar;
• Atividades escolares e lúdicas centradas na temática anual;
• Visibilidade da família cristã: testemunhos, manifestações, caminhadas, publicidade etc.
• Conferências e cursos sobre família
• Utilização do subsídio “Hora da Família” para professores e para as reuniões dos membros das famílias no ambiente doméstico.
• Atividades em comum com as comunidades paroquiais.
• Participação dos docentes e colaboradores em encontros no ambiente escolar e/ou em suas casas.