Acadêmicos da Finom destinam mais de 2 toneladas de alimentos para entidades sociais

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
O que iniciou como uma atividade acadêmica proposta pelo professor Glauber César para os discentes do 3º período do Curso de Engenharia Elétrica, transformou em uma grande ação social no qual mobilizou, não somente os participantes diretamente da atividade, mas também a comunidade acadêmica e paracatuense.


O tema proposto foi intitulado como a 1ª Campanha de Arrecadação de Alimentos, onde os alunos tinham como meta arrecadar uma tonelada de alimentos para entidades que tratam de pessoas com dependência química, em função da Semana Internacional de Combate às Drogas.

A meta audaciosa do professor Glauber e dos acadêmicos da Faculdade Finom, foi além do superado, ou melhor, o dobro do que havia traçado. Juntos, arrecadaram mais de 2 toneladas de alimentos em apenas oito dias de trabalho, para ser mais preciso: 2.048kg.

"Não há salário nem pagamento melhor para um professor, do que ver as ações teóricas dos livros, que são passadas em sala de aula, se transformando em ações práticas que irão transformar também a vida das pessoas, ajudando o próximo. Administração é isso, é buscar melhoria, buscar resultados, e aqui eles foram positivos", disse Glauber visivelmente emocionado.

Coroando esta ação social dos acadêmicos da Faculdade Finom, na noite de terça-feira (2), um caminhão estacionou no pátio da Instituição e os alunos mobilizados, carregaram os alimentos que ficaram em uma sala para serem levados para as entidades sociais.

Presidente do Conselho Municipal Antidrogas e presidente do Grupo Luz e Vida estiveram acompanhando a mobilização

A atividade acadêmica trouxe para Instituição a presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) e Secretária Municipal de Desenvolvimento e Ação Social de Paracatu, Vera Botelho que ficou impressionada com o envolvimento dos alunos da Faculdade Finom na arrecadação dos alimentos.

“Tem que reconhecer o gesto de grandeza e o trabalho de sensibilização. Ver nossos jovens envolvidos nesta ação nos encoraja ainda mais para continuar lutando para recuperação de dependentes químicos, uma vez que estes alimentos vão para entidades que fazem um trabalho responsável”, discursou Vera que emendou. “É um gesto de cidadania”.

Presidente do Grupo Luz e Vida, uma das entidades beneficiadas pelo projeto, Fernando Antônio da Silva compareceu na Faculdade Finom e fez um breve relato histórico da entidade que trabalha para recuperação de dependentes químicos há 18 anos que conta atualmente com 35 internos.

Fernando mencionou que a entidade ao qual preside, sempre precisa de ajuda. Aproveitou ainda para alertar os acadêmicos sobre os malefícios das drogas, no qual fez questão de ressaltar também as bebidas alcoólicas. O presidente do Grupo Luz e Vida agradeceu esta ação social por parte dos alunos da Faculdade Finom.

“Isto [doação de alimento], que vocês estão fazendo, vale muito, muitas vidas serão salvas, parabéns pelo trabalho de ação social”, elogiou.

Entre um pacote de arroz, açúcar e feijão carregado, o discente Ricardo Giouji Abe, fez uma pequena pausa para comentar sobre a arrecadação de toneladas de alimentos. Com semblante de dever cumprido e sorriso no rosto do acadêmico apelidado de Japa, por ser descendente nipônico, destacou a mobilização do professor Glauber Cesar e dos colegas no desenvolvimento do trabalho, que segundo Ricardo, iniciou como uma aula prática e transformou em uma ação social.

“Foi uma mobilização geral de todos [alunos e professor] e muito gratificante ajudar o próximo, foi uma experiência única!”, exclamou.

Todo o trabalho foi idealizado pelos próprios alunos, desde a concepção, sempre com muito planejamento, organização, direcionamento, avaliação e controle (Funções Administrativas). Todas as etapas tiveram como fundamento, os princípios administrativos de Frederick Taylor, Henri Ford, Fayol, Alfred Sloan e tantos outros que estão na ementa da disciplina de Administração para Engenharia.

Os alunos do 3º período da Engenharia Elétrica, tiveram também apoio dos discentes do 3º período do Curso de Engenharia Civil 3, no qual elaboraram um Planejamento Administrativo, um cronograma de atividades e dividiram as atividades.



Texto e Fotos: Tiago Manique/Comunicação Social da Faculdade Finom
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button