#ogiganteacordou, #vemprarua, #mudabrasil, #acordabrasil
Esses são alguns dos termos utilizados na forma de hashtags nas redes sociais do povo Brasileiro nos últimos dias. Mas como foi que esse monte de citações ganhou as ruas do Brasil? De onde saiu toda essa motivação dos jovens Paracatuenses? São centenas, milhares de pessoas se manifestando, jovens, adultos, estudantes, empresários, profissionais liberais, donas de casa… pessoas tão diferentes mas tão unidas!
Ah sim… antes que você me critique, são pessoas diferentes, mas com muita coisa em comum, um patriotismo aflorado e o sentimento de uma nação que quer mudanças, não por aqueles 20 centavos da passagem em São Paulo, mas, mudanças governamentais na educação, saúde, segurança, entre outros .
A série de protestos chamou a atenção não apenas pelo fato de que a população foi pras ruas depois de anos de silêncio e quietude, mas principalmente pelo perfil dos participantes, que se definem como apartidários, e a forma de organização, iniciada na Internet.
Em Paracatu por exemplo, a manifestação foi organizada por uma comunidade com o título VempraruaParacatu, organizada no Facebook por 5 membros, entre estudantes, professores e ativistas de várias causas, e em poucos dias já conseguiu reunir um grande número de pessoas em uma manifestação pacífica no centro da cidade.
As reivindicações são muitas, mas uma coisa é certa: o papel das redes sociais hoje, principalmente o facebook, na articulação de protestos de rua ou qualquer tipo de movimento e no ato de convocar os jovens, mostrou que o Brasil conta com uma sociedade 3.0, mas com um governo 1.0, ou seja, que está muito longe de conhecer os verdadeiros dos anseios do povo.
As redes sociais tiveram um papel muito importante em todos esses movimentos. Como em Paracatu não é diferente, apenas as proporções são menores, ficou evidente que a internet virou o fórum de discussão sobre tudo que está acontecendo. E não só isso, os fóruns, comunidades e páginas de articulação dos encontros e das manifestações que estão ocorrendo estão cumprindo uma expectativa que já existia há bastante tempo, mas de certa forma, não conseguiam expressar na esfera política o que se perdiam entre uma postagem e outra.
Graças às redes sociais, essas manifestações passaram do mundo virtual para o mundo real. Esse novo modelo de manifestação circula como se fosse um meme, como são conhecidos os links, imagens, vídeos ou hashtags que se tornam virais ao serem amplamente compartilhados nas redes sociais). (tipo aquele "para nooooossa alegria!)
O Meme é a peça de informação que circula um pouco por imitação. É uma forma de comunicação bastante natural da rede que leva cada um de nós internautas e ir afunilando os interesses, as idéias e se "for legal" prevalece.
Agora, vale ressaltar e destacar que, apesar da influência das manifestações ter sido, foi sem dúvida o movimento passe livre em São Paulo, o que deu uma motivação a mais para jovens de todo pais que decidiram compartilhar, mas também se mobilizar e agir, foi o fato de ter a possibilidade daquela "revolta" que se limitava ao teclado e as telas do computador alcançar as ruas, a grande mídia, os governos e as autoridades, que em sua maioria, não tem facebook.