A Kinross Paracatu recebeu certificado de mérito ambiental concedido pela Prefeitura local, reconhecendo duas práticas da empresa: a gestão de resíduos e a de logística reversa. A premiação ocorreu durante as comemorações do mês do meio ambiente na cidade.
“Trabalhamos com o foco de minimizar a geração de resíduos. Em 2012, conseguimos reciclar quase 70% de todos resíduos gerados na Mina Morro do Ouro. São atitudes que garantem a sustentabilidade da empresa e também o futuro de toda a região”, afirma Alexandre Matos, chefe de Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Kinross Paracatu.
Como salientou Hamilton Aragão, diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Paracatu, o prêmio é para valorizar as melhores práticas, sempre com o compromisso e a preocupação com o meio ambiente. “A Kinross é uma dessas empresas que cuidam do meio ambiente, por isso o convite para receber nosso certificado como forma de agradecimento pela parceria e bom trabalho”, disse.
As empresas brasileiras precisam desenvolver a logística necessária para coletar e dar destino adequado aos insumos gerados por sua atividade, o que é a logística reversa, realizando assim a destinação correta dos seus resíduos. Em 2012, pode-se citar como exemplo a descontaminação de mais de 6.500 lâmpadas, a reutilização de 46 toneladas de pneus (fora de estrada) e o rerrefino de 136 toneladas de óleo lubrificante.
Como exemplo de reutilização, os tambores destinados à Associação de Idosos que retornam como lixeiras ecológicas para coleta seletiva. No quesito reciclagem destaca-se principalmente a destinação de sucata metálica, bolas de aço, tubulação e estruturas industriais. Também aperfeiçoa os controles e desenvolvimento de indicadores na gestão de resíduos.
São compromissos da gestão de resíduos da empresa:
– Eliminar, minimizar ou reduzir a geração de resíduos na fonte;
– Segregar, identificar e caracterizar adequadamente os resíduos;
– Coletar e acondicionar adequadamente;
– Transportar de forma adequada e segura;
– Dispor de forma ambientalmente segura.
Outros princípios norteadores da gestão de resíduos na Kinross são os 3 Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Revendo seus processos a empresa busca maneiras de minimizar a geração de resíduos, como por exemplo, o processo de aquisição do insumo Cianeto, utilizado na etapa de lixiviação. Antes, adquirido em estado sólido, gerava papel, plástico e madeira como resíduos. Atualmente chega à empresa em solução, eliminando assim os resíduos ao mesmo tempo em que aumenta a segurança no manejo da substância.
Informações para imprensa:
CDN Comunicação Corporativa