Deputados Estaduais, Federais, Distritais, representantes da Polícia Militar, Rodoviária dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e a Comunidade em geral se reuniram na manhã desta sexta-feira, 14 de junho para buscar ações integradas e soluções para o aumento da violência e criminalidade principalmente nas fronteiras do estado.
O Presidente da Câmara, Vereador Glewton de Sá (PMDB), em sua fala deu boas vindas a todos os participantes e destacou a importância de se agregar os esforços para ampliar os resultados.
"-Nós sabemos que o trabalho não é específico de uma área ou de nossa cidade, por isso, acredito que enfim estamos tomando o rumo certo, pois a luta tem que ser integrada, e o trabalho focado na atuação regional, estadual e nacional. " afirmou Glewton.
O Deputado Estadual João Leite (PSDB),conduziu o debate e destacou a participação da comunidade.
"-Esta responsabilidade tem que ser compartilhada pelo estado, pelo governo federal, estadual e municipal mas principalmente pela comunidade." disse o Deputado.
Deputado Almir Paraca (PT) disse estar surpreso com a escalada da criminalidade em Paracatu.
"-Vemos o desemprego cair, as condições de vida da população melhorar e era pra vermos também a violência e criminalidade diminuir, mas temos visto é o contrário. Desde o ano 2000, estamos assistindo uma escalada na violência em nossa cidade." afirmou Paraca que também comentou outros casos de "crimes" que segundo ele acontecem dentro da própria estrutura da Polícia.
"-Temos que apurar outros casos, como por exemplo a denúncia sobre uma grande quantidade de emissão de Carteiras de Habilitação falsas aqui na cidade." finalizou o Deputado Estadual.
O exemplo que vem da Colômbia
Representando o Conselho de Segurança Pública de Paracatu, o Radialista Ed Guimarães lamentou a ausência do judiciário e citou exemplos positivos de combate a violência através de políticas públicas sociais, como o caso de Bogotá e Medelin na Colômbia.
"-Temos assistido em Paracatu uma postura muito flexível e ausência da aplicação de medidas coercitivas com os menores que praticam crimes graves, homicídios inclusive, que são colocados em prisão domiciliar e no dia seguinte estão livres nas ruas e até mesmo cometendo outros delitos."
Relatou Ed que ainda destacou casos de exemplos positivos implantados em cidades da Colômbia.
"-Bogotá e Medelin na Colômbia, onde a criminalidade imperava reduziram em até 70% através de políticas bem estruturados e uma destas iniciativas é semelhante ao bolsa escola em que as famílias não somente recebem um valor mensal, mas são acompanhadas por agentes públicos que fazem relatórios e verificam se alguém da família cometeu um ato infracional. Isso é o certo, pois é não é correto a família se omitir da responsabilidade, jogando a culta no poder público." disse.
Pé de galinha não mata pinto não!
Um momento que chamou atenção de todos os presentes, foi a participação do Sr. Arnaldo Jesus da Silva, Presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nsa Sra Aparecida, que criticou a alteração da legislação que impede que os pais tenham autoridade sobre os seus filhos e que .
"- O governo não pode proibir que os pais corrijam seus filhos, pois vejam a situação de hoje e de 40 anos atrás quando não tinha interferência das leis dentro das famílias. Não tínhamos tantos problemas como hoje. Pé de galinha não mata pinto não. " disse Sr. Arnaldo com toda sua sabedoria e simplicidade.
O Vereador Juscelino Carteiro (PHS), relembrou que um dos primeiros atos de seu mandato foi o pedido de intervenção ao governo do estado, deputados e secretários sobre uma atuação prática imediata em Paracatu no que diz respeito a segurança pública.
"-As famílias estão dilacerando e estão perdendo os seus valores e o que eu vejo que é necessário é que a a educação moral também seja destacada, pois hoje, a educação moral está sendo substituida simplesmente por uma educação profissional." disse Juscelino.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.