A princípio o município receberá mais de 1 milhão e 200 mil reais para melhoria da rede de atenção básica à saúde
O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve em Paracatu nesta segunda-feira, 03/06, para conhecer o Hospital Municipal, discutir a reestruturação da atenção básica no município e anunciar investimentos do Governo do Estado na ordem de 1 milhão e 200 mil reais.
O Secretário reuniu-se com autoridades municipais e vereadores na Casa de Cultura para falar dos programas estruturados da rede de atenção à saúde no estado e destacou o papel da prevenção.
“O melhor caminho para a saúde pública de qualquer município é investir em atenção primária. Em ações preventivas para evitar o adoecimento da população. O aumento do acesso à atenção primária diminui agravos como hipertensão, diabetes e também situações extremas como morte materna e infantil. Por isso, o governo de Minas tem a atenção primária como o eixo articulador de toda a rede de atenção”, afirmou Antonio Jorge
O Secretário afirmou também que Paracatu, pela importância que tem na região, deve se firmar como ponto de referência ao atendimento hospitalar na região.
"-Vamos discutir as perspectivas de Paracatu funcionar dentro da estrutura como polo regional, pois esta é uma missão que fortalece o município que é o maior e o mais rico da região. A cidade tem um hospital de porte, temos equipes médicas, uma faculdade de medicina e é preciso que o município ouse entender o sistema de saúde não como uma questão local, mas sim regional." afirmou.
Antonio Jorge também anunciou a inclusão de Paracatu no Projeto Ampliação da Estrutura de Atenção Primária à Saúde e construção de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no município. Este programa visa universalizar o acesso à atenção primária e estimular maior cuidado do cidadão com a própria saúde.
"-Há algum tempo atrás, lançamos o edital para construção de Unidades Básicas de Saúde em todo o estado e 80 municípios foram selecionados para receber tal recurso. Eu tenho a alegria de dizer que Paracatu foi contemplado e receberá nas próximas semanas o recurso para construção de uma destas unidades." finalizou o Secretário
Para o Prefeito de Paracatu, Olavo Condé (PSDB), a contribuição do governo Estadual e a união de esforços locais é de extrema importância para o crescimento da cidade e a melhoria dos serviços público oferecidos à comunidade. “O nosso papel é trabalharmos juntos para contribuir com o bem da população e nós ficamos muito gratos pelo empenho do Governo de Minas em trazer estes recursos para Paracatu”, disse o Prefeito.
Estiveram presentes à reunião o Deputado Federal Paulo Abi Ackel, o Presidente da Câmara, Glewton de Sá, Vereador Marcos Oliveira, Marlon Gouveia, Juscelino Carteiro, Greick de Oliveira e vários Secretários de Governo.
Sobre o atendimento nas UBS's
Os municípios, como gestores dos sistemas locais de saúde, são responsáveis por oferecer os serviços de Atenção Básica como consultas médicas, apoio nutricional e consultas odontológicas. Estudos da SES/MG indicam que, com uma atenção primária eficiente e integrada em rede, mais de 80% dos problemas de saúde de uma população são resolvidos.
Na UBS são formados grupos de apoio à hipertensos, diabéticos e grávidas. Esses grupos tem uma capacidade mobilizadora intensa, ensinando como viver bem com o próprio corpo, como evitar doenças e, caso precise, como conviver com agravos crônicos. Enfim, a UBS é estrutura para evitar situações de perda da saúde e da qualidade de vida.