O Recém eleito e empossado Conselho Municipal Anti Drogas realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira 23/05 na Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social. Na reunião foi apresentada a proposta do Regimento Interno do Conselho e foi proposto e aprovado um calendário de reuniões ordinárias, toda terceira quinta-feira do mês e eventualmente as extraordinárias, quando o Conselho for convocado.
O Conselho estava desativado desde 2012 e isso fazia com que o município deixasse de ter acesso a recursos e de executar políticas públicas de combate às drogas.
A Presidente do Conselho, Secretária Vera Lúcia Lemos Campos Botelho, abriu a reunião e apresentou a proposta inicial do Regimento Interno que irá nortear as ações do COMAD, destacando o papel do Conselho bem como as políticas públicas que podem ser implantadas a partir da deliberação do COMAD.
O Delegado Regional Dr Amilton Fernandes Cravo destacou a necessidade do planejamento para principalmente para conhecer o trabalho antes de sair a campo.
“-A união e a força pra começar nossos trabalho é importante. Nosso desafio agora é conhecer a realidade que vamos lidar no dia-a-dia. Não podemos resolver o problema de imediato, mas podemos fazer um plano de ação pra apurar, fiscalizar e estimular as ações mais efetivas.” Disse Dr Amilton.
Major Waldimir, representante da Polícia Militar do Estado de Minas gerais destacou a necessidade do envolvimento direto da comunidade, que segundo ele, o primeiro passo na busca de soluções está na própria comunidade.
“-A população não pode se omitir. É dever da polícia, mas responsabilidade de todos. Muitas vezes somos omissos e os estabelecimentos comerciais são criminosos quando vendem bebidas alcoólicas a menores por exemplo. Se cada um assumir o seu papel como cidadão as coisas vão começar a melhorar.” Afirmou o Militar.
Foi formado também um Grupo Especial de trabalho para conhecer as Clínicas de Recuperação da região e apresentar ao Conselho na próxima reunião, um mapeamento destas entidades que prestam este serviço à comunidade. A Comissão foi composta por Major Waldimir, Dr Rodolfo Caldeira, Dr Amilton Cravo, Warley (efetivos); Leonardo e Nara (suplentes).