Mobilização de combate à violência contra crianças e adolescentes em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Cartazes e panfletos foram distribuídos nas principais ruas de Paracatu, informando sobre como agir nos casos de denúncias contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.


Participaram da ação, a Secretária de Ação Social, Vera Lemos Campos Botelho, membros do Conselho Municipal de Assistência Social, Profissionais do CRAS, funcionários da Secretaria, servidores da SEDESE-MG e pessoas que trabalham diretamente com a rede de promoção, proteção e defesa da criança e do adolescente.


Além de panfletos distribuídos na Feira do Produtor Rural e adesivos com informações sobre o “Proteja”, a comunidades também teve a oportunidade de conversar com os profissionais envolvidos sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de crianças e adolescentes, comemorado oficialmente no dia 18 de maio.


E as ações sobre o tema não se resumiram apenas ao evento, pois, a campanha se estenderá durante várias semanas em escolas e entidades, com o objetivo de mobilizar a sociedade para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.


 “-Mais do que disseminar os números de telefone, o importante é divulgar que o nosso município está empenhado e que a comunidade é nossa aliada nesta campanha. Eles compraram a ideia, demonstrando estarem realmente preocupados com nossas crianças e adolescentes. Isso é o fundamental desta parceria.” Afirmou a Secretária Vera.


O Governo de Minas foi parceiro na mobilização, através da Diretoria Regional da SEDESE MG que tem como entre suas atribuições a divulgação da Campanha PROTEJA.


“-Como sempre destaca a nossa Sub Secretária Carmen Rocha, o combate à violência contra crianças e adolescentes é uma batalha da qual o governo e sociedade civil não podem abrir mão. Toda a comunidade tem o dever de estar sempre atentos, porque a mobilização permanente faz toda a diferença para o enfrentamento dessa triste realidade.”, destacou Glauber César, Diretor Regional da SEDESE MG.


Sobre a Campanha Proteja


Lançada em maio de 2008, a Campanha “Proteja Nossas Crianças” é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Trata-se de uma das maiores mobilizações já realizadas no país com foco no combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, conta com a parceria das emissoras de TV, rádio e jornais impressos do Estado.


Ampliação


Uma novidade da Campanha Proteja Nossas Crianças, em 2012, foi a ampliação das atividades para 3.762 instituições de ensino estaduais.


Conforme pesquisa, realizada pelo Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), constatou que as escolas são importantíssimas para o combate às violações de Direitos Humanos. Por esse motivo, essa ação se torna fundamental ao levar a esses ambientes informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e disponibilizar materiais que ressaltem a importância do combate a crimes dessa natureza.


 Denuncie

Visando facilitar o processo de denúncia, o governo estadual disponibiliza o Disque Direitos Humanos (0800 031 1119), que recebe e encaminha qualquer tipo de acusação de violação de direitos humanos. A ligação é gratuita, sigilosa e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.


O serviço, criado em 2000 pelo Governo de Minas, recebe ligações de todo o Estado. Os relatos recebidos são encaminhados para os conselhos tutelares, promotorias da infância e delegacias especializadas. Em alguns casos, dependendo da gravidade e urgência, até mesmo a Polícia Militar pode ser acionada.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button