Caravana de escritores agrada público Paracatuense

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

A Caravana de Escritores, projeto nacional desenvolvido pela FBN em parceria com o Ministério da Cultura, esteve neste final de semana em Paracatu – Minas Gerais. Na ocasião, participaram os escritores Georgette Silen, Adriano Siqueira, Tarzan Leão e Samuel Ferreira.

Segundo Coraci Neiva, presidente da Academia de Letras do Noroeste de Minas, esta foi “uma das melhores noites culturais já vividas em Paracatu”. Por volta das 20h, deu-se início à abertura solene, na recém-inaugurada sede da Secretaria Municipal de Cultura. O prefeito Olavo Condé esteve presente e ressaltou a importância do novo espaço para a cultura paracatuense, assim como o secretário Isac Arruda, que salientou o importantíssimo papel desempenhado por todos os funcionários da secretaria. 

Ciente da presença de grande parte dos acadêmicos da ALNM, Glewton de Sá, presidente da Câmara Municipal de Paracatu, reforçou seu pedido para que as faculdades locais adotem obras de Paracatu em seus vestibulares, tornando assim o município conhecido em várias localidades brasileiras, já que estudantes de todo o Brasil prestam vestibular na cidade.

Oficialmente aberto, o evento teve continuidade com um bate-papo conduzido pelo acadêmico Florival Ferreira. A conversa contou com a participação de Adriano Siqueira, Georgette Silen, Tarzan Leão e Samuel Ferreira, além da intensa interação com o público. A noite ainda prosseguiu com um coquetel acompanhado de música ao vivo.

O projeto Caravana de Escritores existe para apoiar a programação cultural de feiras e eventos literários promovidos em todo o território nacional. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional, em convênio com a Câmara Brasileira do Livro, com o objetivo de formar público para a produção literária do país, promovendo o encontro entre autores e público leitor.

A primeira temporada do projeto – que teve início em setembro de 2012  e continuará até 31 de julho de 2013 –  já enviou quase 200 autores de literatura brasileira para mais de 50 feiras e eventos de norte a sul do Brasil. O encontro dos escritores nas caravanas e com o público enriquece e propicia uma integração nunca antes pensada, sem falarmos na possibilidade que os municípios proponentes têm de reconhecer e valorizar os talentos nativos.

Muitos dos mais reconhecidos autores brasileiros participaram e continuam dando sua contribuição à essa iniciativa, dispondo-se a viajar pelo país, emprestando seu brilho à programação cultural das feiras e eventos literários que hoje se multiplicam Brasil afora.

 

Colaboração: Tarzan Leão

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button