"A coluna de nuvem, durante o dia, e a coluna de fogo,
à noite, acompanhavam o povo o tempo todo."
(Ex 13.22)
É admirável a maneira como Deus tirou o seu povo do Egito, por intermédio de Moisés, o hebreu, após mais de 400 anos de escravidão. Os preparativos para a retirada definitiva são, também, extraordinários: dez pragas lançadas sobre Faraó e o seu povo, com a clara intenção de mostrar o poder do Deus de Israel a todo o Egito.
De acordo com o livro de Êxodo, foram 600 mil homens que deixaram "a terra da servidão" naquela madrugada, 14 de Nissan, no longínquo ano de 1280 a.C. A estimativa é de que dois milhões de hebreus tenham deixado o Egito, comandados por Moisés, rumo à Canaã, a Terra Prometida ao patriarca Abraão e aos seus descendentes. De acordo com a Escritura, durante 40 anos o povo peregrinou pelo deserto, até a entrada triunfal em Canaã, agora liderado por Josué, substituto de Moisés, depois da morte deste.
Conta-nos o livro do Êxodo que, uma "coluna de nuvem, durante o dia, e outra coluna de fogo, à noite, acompanhavam o povo o tempo todo", enquanto caminhava pelo deserto.
Grandes são as dificuldades que o crente em Jesus Cristo enfrenta em seu dia a dia, na sua luta contra o mal. No entanto, Deus não abandona aqueles a quem ele escolheu, e os cobre de cuidados e de toda a sorte, ainda que o deserto pareça árido e inóspito.
Porque este é YHWH: o Deus que protege o seu povo, guiando-o em sua luta diária contra Satanás e seus anjos. É o que diz Efésios 6.12: "porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."