O Escritor Tarzan Leão de Souza irá participar de um projeto que roda o Brasil, promovendo encontros e divulgando a literatura através de um contato direto com os autores.
O projeto Caravana de Escritores existe para apoiar a programação cultural de feiras e eventos literários promovidos em todo o território nacional. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional, em convênio com a Câmara Brasileira do Livro, com o objetivo de formar público para a produção literária do país, promovendo o encontro entre autores e público leitor.
A primeira temporada do projeto – que teve início em setembro de 2012 e contnuará até 31 de julho de 2013 – já enviou quase 200 autores de literatura brasileira para mais de 50 feiras e eventos de norte a sul do Brasil. O encontro dos escritores nas caravanas e com o público enriquece e propicia uma integração nunca antes pensada, sem falarmos na possibilidade que os municípios proponentes têm de reconhecer e valorizar os talentos nativos.
Muitos dos mais reconhecidos autores brasileiros participaram e continuam dando sua contribuição à essa iniciativa, dispondo-se a viajar pelo país, emprestando seu brilho à programação cultural das feiras e eventos literários que hoje se multiplicam Brasil afora.
O projeto está aberto à participação de todos que desejam receber esse apoio – acreditamos fundamental – para que o livro e a leitura possam, de fato, protagonizar toda programação que aspire formar plateia para o livro.
Escritores que participaram do projeto Caravana de Escritores.
A Caravana estará passando por Paracatu no dia 18 de Maio com a presença dos escritores: Adriano Siqueira, Georgette Silen e Tarzan Leão.
Próximas Caravanas:
Período de 27 de abril a 05 de maio de 2013
MG – Poços de Caldas – FLIPoços 2013
Escritores: Antônio Torres e Ariano Suassuna.
Dia 28 de abril de 2013
RS – Caçapava do Sul – XXIII Feira do Livro
Escritores: Airton Ortiz, Caio Riter e Pedro Brum Santos.
Período de 03 a 05 de maio de 2013
RS – Faxinal do Soturno – Leitura, Conhecimento e Arte
Escritores: Clara Averbuck e Walmor Santos.
Dia 08 de maio de 2013
RS – Vista Alegre do Prata – Feira do Livro
Escritores: Christina Dias, Ivan Zigg e Luciana Savaget.
Dia 09 de maio de 2013
RS – Anta Gorda – XI Feira Municipal do Livro
Escritores: Christina Dias, Ivan Zigg e Luciana Savaget.
Dia 10 de maio de 2013
SP – Peruíbe – 2ª FLIPeruíbe
Escritores: Renato Modernell, Rinaldo de Fernandes e Waldir Pedro.
Dia 12 de maio de 2013
RS – Porto Alegre – 6ª FestPOA Literária
Escritores: Ismael Caneppele, Vicente Cecim e Wilson Freire.
Dias 15 e 16 de maio de 2013
PA – Belém – Confluência – conversas com escritores contemporâneos
Escritor: Carlos Emílio Corrêa Lima e Vicente Cecim.
Dia 18 de maio de 2013
MG – Paracatu – Papo Aberto – Literatura
Escritores: Adriano Siqueira, Georgette Silen e Tarzan Leão.
Período de 05 a 09 de junho de 2013
SC – Timbó – A morada dos livros na cidade da poesia
Escritora: Lila Maia.
Sobre o Escritor
Tarzan Leão de Souza, 45, natural de Ipueira (RN), filho de Inácio Leão de Souza e Maria Barbosa de Oliveira, começou a escrever poesias em 1980. Ainda jovem, descobriu fraude nas eleições para prefeito de novembro de 1982 da cidade natal, foi perseguido e fugiu para a Paraíba. Em 1983, voltou para o Rio Grande do Norte e retomou os estudos na cidade de Caiacó, onde trabalhou como redator e apresentador de rádio e repórter do jornal estudantil Nossa vez.
Ele sempre foi católico e, em 1987, decidiu ser frade franciscano. Abandonou a família e a namorada, Ana de Freitas, que lhe dava aulas de história no colégio e entrou para a Ordem Dominicana em Juiz de Fora (MG). Como projeto de vida, Tarzan resolveu viver um ano em mendicância, período em que passou por várias cidades. Posteriormente, tornou-se noviço e se graduou em filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em 1990, regressou ao Rio Grande do Norte e conheceu o filho, que não sabia que tivera com a ex-namorada. Em 1993, Tarzan se casou com Ana de Freitas, com quem teve o segundo filho. Sempre interessado por política, mudou-se para Paracatu com a família, em 1995, para ser assessor de imprensa do então prefeito da cidade Almir Paraca.
O filósofo lançou o primeiro romance em 1996, Pânico na rua da Bahia, e a antologia poética, Aboios, em 1998, ano em que entrou para a ALNM. Em 2000, publicou Proezas de Birózim, ambientado no nordeste e escrito em equivalência com a linguagem oral nordestina sobre um adolescente que faz as primeiras descobertas da vida, inclusive sexuais. Essa obra causou repercussão negativa e foi um escândalo na cidade, fato agravado por ter sido publicada, capítulo por capítulo, no jornal O movimento. “‘Rei da putaria’ foi o termo mais leve pelo qual fui chamado pelo bispo, que queria me excomungar da igreja por causa dessa história”, explicou o bem humorado Tarzan.
O quarto livro, De volta a infância perdida, veio em 2003. Em 2004, escreveu Nem todos serão felizes, romance sobre o encontro entre uma jornalista de Belo Horizonte e um funcionário público casado de Brasília, em Paracatu. Verás que um filho teu não foge a luta veio a público em 2005. “Esse livro me poupou dinheiro com psicanalista: por ser autobiográfico, mas colocado em outro contexto, nele expressei toda minha vontade de explodir minha cidade natal e minha relação de amor e ódio com ela. Depois disso, me curei da raiva que tinha”, explicou. O sétimo livro foi A farmácia de René Girard, lançado em 2010, que reúne textos que abordam polemicamente teologia, cristianismo e filosofia publicados durante 52 semanas no site http://www.paracatu.net/. Atualmente está à venda nas livrarias Saraiva e Martins Fontes.
“Escrever é um ato racional que requer trabalho e esforço e não inspiração. Sou claramente influenciado por Nelson Rodrigues, Mario Vargas Llosa, Ismail Kadaré e outros”, elucidou ele que foi, com orgulho, naturalizado cidadão paracatuense.