De acordo com e-mails diversos que chegaram a nossa redação esta semana um possível golpe está sendo aplicado em Paracatu. Ele recebeu em sua residência, um panfleto que garante um curso de Informática para pessoas "selecionadas" por um programa denominado Movimento Nacional pelo Emprego, não informando, no entanto, os critérios da seleção.
Desconfiado, ele pesquisou na internet sobre tal curso e descobriu um artigo referente ao golpe no Estado de São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Segundo o internauta a descrição do conteúdo do panfleto é idêntica ao panfleto recebido em sua residência. Seu intuito é alertar a população a fim de não ser lesada em mais um dos inúmeros golpes já existentes.
O panfleto oferecia cursos em diversas áreas, tais como informática, administrativa, contabilidade, telemarketing, vendas, autocad e outros, mas não havia o local onde esses cursos seriam realizados, porém havia a referência para matrícula na Escola Virgílio de Melo Franco (Polivalente) e através de um aerograma, entregues em alguns bairros, informava que determinadas residências haviam sido pré-selecionadas para participarem do curso, sem informar os critérios.
No aerograma consta que os cursos oferecidos faziam parte do Movimento Nacional pelo Emprego, e que o aluno ganharia um benefício mensal no valor de R$ 50 para realizar um dos cursos.
Além disso, outras informações equivocadas como por exemplo:
– O código de barras era o mesmo em todos os panfletos.
– No Panfleto havia a informação de envio do Curriculuns a empresas conveniadas, ACIPA e ao SINE, porém, em contato com a Associação Comercial, os funcionários dizem não ter conhecimentos deste convênio e o Sistema Nacional de Emprego (SINE) não recebe curriculuns.
Nossa reportagem também entrou em contato com a Superintendência de Ensino, uma vez que os trabalhos estão sendo realizados nas dependências de uma Escola do Estado, e fomos informados pela Assessoria da Superintendente de Ensino, que ainda não tinha uma resposta para nos dar.
Recebemos também um e-mail do internauta, Cláudio Costa, que disse ter pagado na data de hoje o valor de R$ 10,00 que se tratava do valor para inscrição do programa e que procurou o PROCON pois não teve seu dinheiro de volta, porém o PROCON não abriu hoje em Paracatu, pois um dos funcionários está de férias e o outro está de atestado médico.
Nossa equipe confirmou os resultados das pesquisas feitas pelos nossos internautas. (Veja os links abaixo).
http://www.londrix.com/buscar.php?posicao=340&getbusc=nacion&getsel=1&getbool=AND
http://www.fraudes.org/clipread.asp?CdClip=3311
http://www.londrix.com/noticias.php?id=15384
http://www.salesdantas.com/noticias.php?id=3406
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.