Períodos de calor e chuva, como o verão, são ideais para o aparecimento de escorpiões. De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, somente no ano passado, 45 pessoas morreram picadas pelo animal no estado.
Os animais podem se esconder em vários locais, embaixo de móveis, em frestas na parede, em sapatos e até em roupas. Os bichos também são encontrados em montes de entulho e em vegetação alta nos arredores de prédios.
Segundo a bióloga Virgínia Seixas, não há veneno eficaz contra escorpiões, mas a população pode prevenir o surgimento desses animais.
“É manter a residência limpa, manter o lixo bem separado e acondicionado. Evitar panos de chão úmidos na área de serviço, porque a umidade atrai o escorpião. Não deixar camas encostadas em paredes, pois o escorpião sobe, evitar que a roupa de cama encoste no chão”, esclarece a bióloga Virgínia Seixas.
A picada do animal pode ser fatal em crianças e idosos. Em caso de mordida, o ideal é procurar atendimento médico.
Para pedir a visita de agentes na sua região, basta ligar para o Centro de Controle de Zoonoses ou na secretaria Municipal de Saúde (38)3671-3555.
Fonte – G1.com