Já é costume que Fiéis de todas as Comunidades de Paracatu se mobilizam na Sexta-feira santa para a Encenação da Via Sacra pelas ruas da cidade.
A atração, que é acompanhada por milhares de fiéis, é minuciosamente ensaiada e acompanhada de perto pelo Bispo Emérito de Paracatu Dom Leonardo e por voluntários pessoas da comunidade que se preocupam com os detalhes dos cenários, das roupas, dos equipamentos e da mensagem que é passada durante a encenação, expressando fielmente as últimas horas de vida terrena de Jesus Cristo.
O ambiente é de grande seriedade e há mesmo pessoas que não conseguem conter a emoção. Desde a o julgamento, à colocação da coroa de espinhos e à crucificação de Jesus Cristo.
O estudante Ed Júnior – que fez o papel de Jesus Cristo carregando a cruz -, como de costume, deu um realismo impressionante na dramatização dos últimos momentos da vida de Jesus, enquanto era açoitados pelos soldados.
Durante a cerimônia, são lidos trechos dos Evangelhos enquanto os fiéis assistem as encenações, que dão vida a cada passo da paixão e morte de Jesus Cristo.
No domingo também aconteceu a Procissão da Ressureição, onde participaram também todos os "atores", voluntários e figurantes da Via Sacra encenada.