Lista contempla pelo menos uma unidade de todas as cidades da região
As 34 mil escolas públicas pré-selecionadas para participar do Mais Educação este ano podem aderir ao programa até 31 de março. A meta do Ministério da Educação é que a ampliação da jornada diária escolar para sete horas seja uma realidade em 45 mil escolas até o final de 2013.
A proposta é avaliada como muito positiva pelo deputado federal José Humberto Soares (PHS-MG), que chamou atenção para a data limite de adesão em suas redes sociais. Ele também ressaltou que todas as cidades do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas têm pelo menos uma instituição pré-selecionada.
“O Mais Educação induz as redes municipais e estaduais de educação a ampliar a jornada escolar para dar mais tempo para os conteúdos escolares, além de incluir atividades formadoras no campo das artes, do esporte, da saúde, dos direitos humanos", explicou a diretora de currículos e educação integral do MEC, Jaqueline Moll.
O programa teve início em 2008, com a adesão de 1.380 escolas públicas. Atualmente, já está presente em 32 mil unidades de ensino, incluindo quase 10 mil escolas do campo. O programa garante aos estudantes do primeiro ao nono ano das escolas públicas participar de atividades orientadas no contraturno, além de reforço escolar.
As escolas que integram o Mais Educação têm a maioria dos alunos atendida pelo programa Bolsa-Família e baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
Carolina Filardi Tafuri – MTB 11366/MG
Assessoria de Comunicação