Painel de Mineração expõe o processo de formação geológica da região de Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A Equipe Pedagógica da Escola Multi Tech vem se preparando para receber as novas turmas do Curso Técnico, quem passa pela Escola percebe uma movimentação gradativa no quadro de amostras de rochas instalado após o primeiro lance de escadas.

 A Coordenadora Pedagógica Thaís Pereira e a professora Ana Carolina Cruz de Souza, ambas geógrafas, desde o início do segundo semestre de 2012, se propuseram a montar um acervo de rochas contemplando principalmente o estudo geológico da região.

 Para montar o acervo as professoras fizeram trabalhos de campo no município e região. O último foi na Gruta da Lapa em Vazante MG, com os alunos da 3ª turma do Técnico em Agrimensura, neste trabalho foi possível estudar as formações calcárias que fazem parte do relevo da região. O acervo da escola também foi lembrado nos trabalhos de campo das professoras quanto consultoras ambientais da Empresa GEO! Consultoria Urbana e Ambiental.

 Por fim, alunos, professores e direção da escola aderiram à idéia e passaram a contribuir com o acervo, sempre que encontram algum exemplar interessante coletam e trazem para escola. As últimas aquisições foram exemplares de Cristalina – GO, adquiridos no Mundo dos Cristais e uma escala de Mohs que serão utilizados nas aulas de Mineralogia do próximo semestre.

Esta pesquisa resultou em uma premiação no II CONIC, realizado pela Faculdade FINOM, a qual ficou entre os três melhores pôsteres apresentados, esta premiação veio confirmar  o sucesso da pesquisa.

 

“A proposta inicial era apenas obter rochas para serem utilizadas nas aulas do Técnico em Mineração e Agrimensura, agora é alvo de uma pesquisa para compreensão da evolução da Geologia e do Relevo da região. É importante saber o processo científico até porque nossa cidade tem grandes empreendimentos que tratam diretamente com a Geologia da Região. O papel da escola é levar o conhecimento para a população de forma clara para que não haja mal entendidos e mitos como estamos acostumados a ouvir.” Relata a Professora Thaís Pereira

 

Explicando o processo de formação Geológica da Região.

 A Geologia do Município é composta predominantemente por aglomerados, laterita, depósito de areia e argila, ardósia, calcário, calcário dolomito, depósito de areia e cascalho (presente ao longo de drenagens), filito, xisto, sericita xisto, meta arenito e sericitafilito carbonoso. Ao realizar a intersecção dos mapas de Geologia, Solos e declividade foi possível entender que a base da formação geológica do município se dá por meio do Calcário que através da sedimentação marinha originou-se a Ardósia por meio do metamorfismo dando origem ao filito e ao xisto. As formações lateríticas são indícios de formação marinha, pois, a laterita deu origem aos latossolos vermelho-escuro que tem a presença de Fe3 (oxidado) pelo ambiente marinho. Quanto às mineradoras foi possível entender a relação da formação geológica com os minérios extraídos.

 A mineração no Morro do Ouro segundo, FERRAN (1994) encontra-se em uma jazida encaixada na base da Formação Paracatu que se sobrepõe à Formação Vazante, ambas ao grupo Bambuí.  A formação Paracatu é composta na base pela sequência Morro do Ouro, que foi dividida em:

 

• Ardósias e filitosgrafitosos;

• 30 m de filitosargilosilticos, grafitosos, carbonáticos. Localmente forma ritmitos com pirita ou arsenopirita com teores de ouro incipientes;

• Até 200 m defilitos com aspecto rítmico pela alternância de lâminas silto-arenosas claras e argilografitosas escuras. Este é o horizonte mineralizado.

 

Já a Votorantim Metais se encontra na faixa de Calcário dolomito e Ardósia Fosforitoelementos que dão origem à extração de Zinco e Calcário, lembrando que o Zinco surgiu a partir de um processo de falhamento.

 As primeiras formações carbonáticas se deram no Proterozóico e consequentemente as formações de ardósia embora, as formações carbonáticas da região se desenvolveram no período cretácio, após processo de metamorfismo regional.

 Portanto, ao analisar o mapa de solos e comparar com o quadro acima é imprescindível a análise do revelo como fator determinante dos tipos de solo pois, onde há um relevo plano origina-se os Latossolos e onde há ondulações  originam-se os Plintossolos (solos jovens) e a formação geológica contribuirá na composição e na coloração  do solo.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button