Tradicionalmente, nas últimas semanas do ano, as grandes empresas de tecnologia apresentam nos Estados Unidos, as suas grandes novidades e lançamentos para o ano seguinte, querendo puxar a fila das tendências…
A única certeza que temos é queno próximo ano ou nos próximos, usaremos estas novidades (muitas delas impensáveis), no Brasil, seja no nosso computador, no aparelho de TV, no celular ou no carro… sim!!!
Antigamente, não muito antigamente, talvez 5 ou 6 anos atrás, participavam destes eventos, a Microsoft, HP, IBM, Dell, Sony etc… Com o passar do tempo, fabricantes de TV’s, celulares, gravadoras,indústria fonográfica, maquinas fotográficas (digitais é claro). Isso por causa da convergência, pois ninguém queria ficar pra trás na corrida da Tecnológica.
Mas esse ano, a quantidade de empresas “agregadas” me chamou atenção. Fabricantes de automóveis, de eletrodomésticos, empresas de cartão de créditos e muitas, mas muitas empresas fabricantes de softwares para Smartphones.
Tudo no futuro previsto está associado aos pequenos notáveis Smartphones, aquilo que chamamos de Telefone celular.
A fabrica de carros Hyundai apresentou ao público o Connectivity Concept, um sistema que utiliza o seu smartphone em vez das tradicionais chaves de abrir o carro. A novidade permite que o usuário abra, feche e ligue o automóvel apenas aproximando o telefone celular de uma etiqueta instalada na janela do veículo.
As operadoras de cartão de crédito apresentaram a evolução do NFC (Near Field Communication), ou Comunicação de Campo Próximo, que permite transações eletrônicas e conexões sem fio entre dois dispositivos próximos um ao outro. Isso possibilita a criação da “Carteira Eletrônica”, ou seja, o seu celular agora é seu cartão de crédito, de débito, basta um clique e sua senha, não precisa mais de cartão de plástico.
Pode anotar aí: NFC, você ainda vai usar, eu garanto!
Ainda dentro do assunto do comércio eletrônico, chamou atenção o chamado t-commerce. Já começa a fazer parte do portfolio de serviços oferecidos pela American Express, em parceria com vários canais de TV a possibilidade de compra interativa.
A tecnologia permitirá que os expectadores comprem itens exibidos durante os episódios.
A tecnologia é o primeiro passo para uma mudança comercial na maneira com que o público vê TV e mais uma vez, as compras poderão ser feitas por meio de “apps”, aplicativos para seu smartphone desenvolvidos ou compatíveis com cartões da American Express.
Simplificando… Em breve você vai estar assistindo sua novela e recebendo ao mesmo tempo tabela de preços para comprar aquela blusa que a atriz está usando, o shampoo que ela está lavando o cabelo, aquela camisa ou aquele tênis que o galã está usando.
E não vai demorar muito amigos… Com a globalização e a internet, tudo fica muito rápido.
Paracatu.net – Portal de notícias e informações – O primeiro do noroeste de minas
Acompanhe as últimas notícias e vídeos, além de tudo sobre esportes e entretenimento.