Em Bonfinópolis, foram entregues 13 bibliotecas para comunidades rurais do município do Noroeste de Minas. Na terça-feira (8), será a vez de sete comunidades de Vazante receberem as bibliotecas. Encerrando a programação, serão entregues na quinta-feira (10), 13 bibliotecas para as comunidades de Machado e de Serrania. O programa começou a atuar em Minas Gerais no Vale do Jequitinhonha, em 2004. Hoje, já está presente em todas as regiões do estado, atendendo com bibliotecas e trabalho voluntário de 1.036 agentes de leitura a 518 comunidades de 233 municípios mineiros.
Programa – Instalada na casa de um morador, ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca Arca das Letras inicia com 200 títulos e uma coleção de gibis da Turma da Mônica. Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania, como os Estatutos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Igualdade Racial, do Torcedor, a Lei Maria da Penha e a Constituição do Brasil.
Os agentes de leitura realizam o empréstimo dos livros, o incentivo à leitura e a ampliação dos acervos, contribuindo para melhorar os índices educacionais das comunidades e valorizar a cultura no meio rural.
Órgãos públicos federais, estaduais e municipais, movimentos sociais e sindicais, editoras e artistas contribuem com a doação de livros. O cartunista Maurício de Souza fez a doação dos gibis para a implantação das gibitecas.
