O ano de 2013 nem começou, mas já imagino as possíveis chapas para próxima mesa da presidência da Câmara Municipal de Paracatu. Ao analisar o cenário dos partidos e vereadores eleitos, alguns deles têm tudo para ser o próximo (a) presidente da casa legislativa. Na minha analise, são estes, Joãozinho Chapuleta (PMDB), Pastor Marcos Antonio (PTB), Eloisa Cunha (PMDB), Professor Glewton (PMDB), João Macedo, (DEM) e Marli Ribeiro (PTB).
Mas quando cito alguns destes nomes, algumas pessoas nas redes sociais me falam, “não precisa renovar?” Então, concordo com o questionamento, porém temos que considerar que, quem vota nessa eleição são apenas os vereadores. Esta minha avaliação foi feita com base nos partidos eleitos. Portanto, a coligação e aliados das legendas de Macedo e Chapuleta podem colocar eles no centro novamente. Ainda mais por eles já terem experiência na presidência, isso conta muito.
No caso do PT, um possível candidato seria Ragos Oliveira, mas um detalhe descarta essa possibilidade, porque de aliado ele só tem Rosival Araújo. A mesma situação ocorre com o PSDB, partido do novo prefeito Olavo Condé, só foram eleitos três vereadores da coligação dele. Para levar algum representante para mesa, acredito que o tucano vai depender de “novas alianças”.
Mesmo com essas análises, muitos ainda questionam, por que não eleger Joãozinho Contador que é do partido do prefeito? Chances ele tem, mas são bem restritas. No entanto, digo mais uma vez, existem outros vereadores com possibilidades maiores. Como exemplo das coligações do PMDB e a do PTB, por terem mais de três eleitos em cada (partido).
E quanto ao mais votado? Então, Oswaldinho da Capoeira (PMDB) também pode ser indicado, por ter tido a votação mais expressiva tanto no partido, quanto no geral. Mas pelo fato de o partido dele já ter outros vereadores com mais experiência no legislativo/política, como Professor Glewton, Eloisa Cunha e Chapuleta, acredito que isso pode interferir na indicação dele na chapa.
Alguns internautas do Facebook fizeram nas últimas semanas questionamentos sobre este tema. Ao dizer: “Qual a vantagem de ser presidente da casa legislativa?” Eis a questão, pois entre as principais vantagens é a 'visibilidade'. O presidente da Câmara representa os vereadores em eventos oficiais da cidade, está sempre em evidência durante as reuniões ao presidir o Plenário.
Além disso, é o responsável pelos problemas administrativos da casa legislativa, ou seja, atua como um fiscalizador interno de acordo com as leis orgânicas do município. E tem mais um destaque – em eventual ausência do prefeito ou vice-prefeito, o presidente da Câmara assume a liderança da Prefeitura.
Então pessoal, só nos resta mais uma solução quanto ao futuro do nosso legislativo local. Esperar o dia 1º de janeiro de 2013 para saber quem realmente vai assumir este cargo tão “valioso”. Até lá!
(*)Thiago Cruz é jornalista e foi repórter/editor do Paracatu.Net.
Twitter: @thiiagocruz