Em meio às comemorações dos 214 anos da cidade, o momento é especial também para a TV Minas Brasil, que nesta segunda-feira (22) alcança a marca dos 18 anos de transmissão de entretenimento e jornalismo como afiliada Rede Minas em Paracatu.
Conhecido popularmente como TVP, o canal 3 passou a chamar-se TV Minas Brasil desde outubro de 2010 e ganhou ainda um sucessor, o canal 20, cuja sintonia é sem dúvida de melhor qualidade. Investimento efetuado não só no marketing da emissora, mas principalmente em sua grade de programação, equipamentos e no seu quadro de profissionais.
De olho no promissor crescimento da economia local, a TV Minas Brasil deu mais um salto em seu projeto de expansão, que prevê inclusive cobertura regional, e pôs no ar em agosto último seu telejornal matutino (Jornal da Manhã), com a apresentação da recém-contratada Isabela Albernaz, que iniciara sua colaboração na TV como estagiária.
Em tempos em que o acesso à informação é reforçado por lei(12.527/2011), a TV Minas Brasil, cujo conteúdo é caracterizado essencialmente como educativo, termina por funcionar como uma agente dinamizadora desse contexto legal. É que mesmo diante de obstáculos diversos, sua programação consegue entrar nos lares e assim, viabilizar o exercício da cidadania por meio da disponibilização de um canal aberto com informação isenta e portanto, de credibilidade.
Muito mais que um canal de TV local, a Minas Brasil tornou-se uma ouvidoria do povo, a partir de programas como o Jornal da Cidade, que além de informar, é um meio para fazer valer os direitos da população, que sempre o procura para denunciar problemas corriqueiros, que nem sempre o poder público dispensa a atenção necessária para resolvê-los.
Soprar, junto com a diretoria e seu staff, as velinhas para um empreendimento que, apesar das limitações típicas de quem faz televisão no interior (a arrecadação nem sempre supre as demandas de investimento) é uma questão de honra e de vitória para o telespectador de Paracatu e todos os seus admiradores. Parabéns TV Minas Brasil!
Foto: Equipe da TVP (Atual TV Minas Brasil) em 2006 / Jornal O Movimento / Acervo: Arquivo Público de Paracatu