Município de grande potencial econômico destaca-se na produção agropecuária (principalmente a produção de soja, milho e feijão e a criação extensiva de gado nelore) e a extração de minérios, principalmente o ouro (no Morro do Ouro), o que é feito pela empresa Kinross, sendo a maior mina de ouro do Brasil e a maior a céu aberto do mundo, segundo dados do ministério público. Recentemente, a cidade recebe investimentos na área de bicombustíveis com a instalação de usinas de álcool eaçúcar na região do Entre-Ribeiros. Paracatu possui organização de saúde privilegiada no noroeste mineiro, conta com 28 estabelecimentos de saúde municipais, quinze privados.
O Turismo na cidade cresce em escala pelo fato de em 2010 ter sido tombada como patrimônio histórico nacional e cultural brasileiro. Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
A cidade também conta com quatro comunidades quilombolas, que são considerados uns dos mais importantes de Minas Gerais. Eles são dotados de elementos únicos, os diferenciando dos demais. Em três deles há espaço aberto para a visitação de turistas (o quilombo de São Domingos, São Sebastião e o da Lagoa de Santo Antônio). O dinheiro arrecadado com a atividade contribui para a manutenção e a preservação da identidade de tais povos e da proteção em relação às suas terras.
Texto: Raniele Salomé








