O QUE É?
O “Não foi acidente” foi um movimento criado por Rafael Braltesca que teve a mãe e a irmã mortas, vítimas de atropelamento por um carro em alta velocidade em São Paulo. O atropelador se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas fez exame de sangue, e no B.O testemunhas contaram que o motorista estava completamente embriagado. Frente a sua perda e a situação que o Brasil se encontra, Rafael criou o movimento com o objetivo de mudar as leis, que segundo ele, abrem tantas portas para a impunidade.
AS LEIS
A lei atual diz que a pessoa que bebe, dirige e mata é indiciada por homicídio culposo (sem intenção de matar). Se o atropelador for réu primário pode pegar de dois a quatro anos de prisão e ter a habilitação suspensa por um ano. Segundo a Constituição Brasileira, se o indivíduo pega uma pena de até quatro anos, ela pode ser convertida em serviços para a comunidade.
São cerca de 40 mil vítimas de acidentes de transporte por ano e 40% destes são decorrentes do álcool no transito. Frente a essa realidade, nos perguntamos: onde está a lei? Infelizmente o Brasil tem leis ''relaxadas'' e de um jeitinho ou de outro encontram meios para amenizar penas de crimes graves, permitindo assim, que a criminalidade no país cresça sem cessar.
PARACATU TAMBÉM CONTRIBUI
O movimento foi apresentado e nós como paracatuenses não podemos deixar de participar, o um crescimento notável da cidade, o caos no transito também aumenta e com ele os acidentes causados por imprudência ou embriaguez. Este ano, por exemplo, tivemos a morte de um estudante de medicina, que ao sair de uma festa dirigia em alta velocidade quando perdeu o controle do carro e colidiu com um poste próximo ao SESC laces. Ele foi levado para Goiânia (GO) aonde veio a falecer. Esse é só mais um exemplo dos milhares de casos que percorrem o nosso país.
O Brasil todo por uma única causa – Movimento Não Foi Acidente
OBJETIVO: Coleta de assinaturas para a nossa Petição Pública nos dias de eleição.
DATA: A campanha será realizada no dia 7/10 e, caso haja 2º turno, também no dia 28/10/2012.
JUSTIFICATIVA: Nos dias de eleições, as pessoas obrigatoriamente portam o título de eleitor. Desta forma, poderemos
colher assinaturas para o nosso Projeto, próximo aos locais de votação (escolas).
Você tem a oportunidade de fazer a sua parte, acesse o link da assinatura: Movimento ''Não foi acidente''
EXERCER CIDADANIA É TAMBÉM LUTAR PELAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS DO NOSSO PAÍS.
Texto: Raniele Salomé