No dia 26 de Agosto, deste ano de 2012, a Diocese de Paracatu celebrou o seu Jubileu de Ouro, cinquenta anos de existência. Uma festa bonita que contou com a presença: de muitos fiéis; dos padres; diáconos; religiosos(as) e seminaristas da diocese, autoridades civis e visitantes de outras dioceses.
Uma festa abrilhantada pela presença do Exmo. Revmo. Sr. Giovanni D'Aniello Nuncio Apostólico no Brasil que presidiu a Eucaristia Solene no Centro de Pastoral Rainha da Paz.
Concelebraram o nosso bispo Dom Leonardo, Dom José Alberto Moura arcebispo de Montes Claros, Dom Benedito Gonçalves bispo de Presidente Prudente (SP), Dom Guilherme bispo de Sete Lagoas (MG), Dom José Ronaldo bispo de Janaúba(MG), Dom Francisco bispo de Uberlândia(MG), Dom Roque Operman Arcebispo emérito de Uberaba(MG)e Dom João Terra bispo auxiliar emérito de Brasília (DF).
Toda essa festa começou com preparativos nas comunidades, onde os fieis puderam participar do Tríduo em preparação para essa grande festa. No dia 25 de Agosto, na noite que antecedeu a celebração festiva, tivemos um evento no Centro Pastoral São Benedito em Paracatu, onde o Sr. Núncio ministrou uma palestra sobre o Vaticano II. Ali houve uma participação de muitos fieis das comunidades católicas de Paracatu.
Também na oportunidade aconteceu a locução histórica dos cinquenta anos da diocese, num tempo de 45 minutos, pelo historiador Oliveira Melo.
Além dessas duas palestras, aconteceu apresentações artísticas: musica com Padre Wellington e Mons. João César; apresentação do Coral Stela Maris de Paracatu e apresentação poética com o Padre Rui Honorato. Os arce(bispos), padres, diáconos, religiosos(as)e seminaristas tiveram na manhã do dia 26, no Seminário Maior João XXIII, um café para oportunizar um contato mais próximo com o Sr. Nuncio Apostólico.Tudo isso aconteceu para celebrar os Cinquenta Anos da Diocese de Paracatu que foi coroado com belíssima eucaristia.
Em entrevista a nossa reportagem, Dom Leonardo destacou a alegria de receber o representante do Papa em Paracatu e comemorar o jubileu: "-Eu procurei mostrar a todos que nós fazemos parte por igual desta comemoração e desta história. Fica a minha prece e o meu agradecimento a todos que viveram e fazem parte desta história. Fica a esperança de avançarmos e vivermos com intensidade essa história que juntos estamos construindo." disse Dom Leonardo
Colaboração: Cida Monteiro
Secretariado Diocesano