Curso de Agentes de Desenvolvimento é realizado pelo SEBRAE em parceria com a AMNOR (Associação dos Municípios do Noroeste)

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Nos dias 30 – 31 de julho e 01 e 02 de agosto de 2012, realizou-se o Curso de Agentes de Desenvolvimento, ministrado pelo SEBRAE em parceria com a AMNOR (Associação dos Municípios do Noroeste de Minas), o curso contou com Agentes de Desenvolvimento das cidades de Bonfinópolis, Uruana, João Pinheiro, Paracatu, Lagoa Grande, Buritis os quais fazem parte da AMNOR. 


A proposta desse curso está  diretamente relacionada a uma estratégia de  desenvolvimento  que foi consolidado a partir da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O curso foi criado para atender a necessidade de apoio e suporte ao desenvolvimento dos municípios, formalizada pela Lei Complementar 128, de 19 de dezembro de 2008, a qual é um aperfeiçoamento da Lei Geral de Micro Pequena Empresa, por meio da definição do poder público municipal, a responsabilidade pela designação de Agentes de Desenvolvimento. 


Os Agentes de Desenvolvimento têm a função de articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais  ou comunitárias, que visem o cumprimento das disposições e diretrizes  contidas na lei em questão.  


O curso para Agentes de Desenvolvimento foi concebido para acontecer em duas etapas, à primeira é a formação básica, que tem o objetivo de proporcionar aos participantes competências essenciais ao desempenho da função de Agente de Desenvolvimento e a segunda etapa tem como objetivo a formação avançada, proporcionando novas competências que aperfeiçoarão a atuação do participante como efetivo Agente de Desenvolvimento.


Portanto, este tipo de ação é muito importante para uma região que está em pleno  esenvolvimento, é necessário parar e pensar qual é o papel da sociedade quando se fala em desenvolvimento social, será que estamos aptos a pensar em um conjunto? Será que somos instruídos para que o todo seja mais importante do que o eu?  A partir desta indagação é que o curso permeia e leva a crer que as transformações são responsabilidade de todos nós.



Estes Agentes deverão trabalhar sob supervisão do órgão gestor local responsável pelas políticas de desenvolvimento, seja prefeituras  ou secretarias que tratem  sobre questões relativas ao planejamento territorial.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button