As imagens que mais deram o que falar e o que compartilhar na rede social que conquistou o mundo, não passam de grandes mentiras.
Concorda com a imagem? Curta! Ficou indignado? Compartilha! Quer ajudar? Comente…
Certamente você já deve ter encontrado pelos caminhos virtuais com alguma destas postagens no Facebook que inclui um comentário abaixo de uma imagem. Talvez você até se sentiu tentado, emocionado e… compartilhou!!
Saiba o seguinte: A facilidade que existe em fazer com que uma idéia chegue ao maior número possível de pessoas por meio de uma simples postagem faz com que, muitas vezes, o recurso seja utilizado de formas impróprias.
Todos nós usuários de internet, somos tentados a passar pra frente qualquer informação que achamos engraçada ou que nos deixa indignados. Espalhar o alerta faz com que possamos nos sentir com a consciência mais tranqüila por estarmos fazendo algo. Porém, nem tudo o que aparece na sua timeline, no seu mural, pode ser levado a sério, masssss, até que você perceba isso já pode ser tarde demais.
Checar uma informação antes de passá-la para frente é fundamental. Porque em vez de ajudar, você pode estar simplesmente espalhando uma mentira, ou compartilhando uma maldade.
A Equipe do Vida Digital separou algumas situações em que o conteúdo compartilhado na rede social foi manipulado em prol de uma causa. Imagens que pareciam boas demais para ser verdade e que, no final das contas, acabaram enganando muita gente.
Por exemplo a campanha do : iPhone para todos
É tendência natural do Facebook, a utilização para promoções. Assim, um suposto perfil de uma Universidade lançou uma foto em que mostrava diversas caixas de iPhone, dizendo que quem compartilhasse a imagem e curtisse a página concorreria a um dos aparelhos.
E aí? Você acreditaria???
A página, na verdade, não pertencia à tal Universidade e se tratava de uma cópia bastante convincente. Na página da instituição, um aviso que a universidade não tinha nada a ver com a história, mas infelizmente centenas de milhares de pessoas acreditaram e levaram a informação adiante. Perderam tempo, encheram a internet de mentira, prejudicaram uma empresa e deixaram a internet mais lenta.
Iguais a esta, existem dezenas, centenas… só migraram do Orkut de pessoas inocentes, das contas de e-mails de usuários inexperientes pra rede social que mais cresce no mundo.
Então… Fica a dica: Independente de sua ideologia ou do propósito de um compartilhamento seu, sempre é bom ficar atento às mensagens que chegam pra você. Nem sempre, as informações condizem com a realidade e quando são verdadeiras, podem ser apresentadas de forma manipulada no estilo Nelson Rubens: “Aquele do eu aumento mas não invento.”
Por isso, evite cometer gafes, evite pagar mico, dar manota braba, daquelas do tipo: Compartilhe essa imagem, porque a cada compartilhamento essa criancinha doente em fase terminal irá ganhar 0,05 centavos… Basta alguém fazer uma montagem de uma foto de uma criancinha e todo mundo compartilha, que maldade!
Aff… Cheque sempre a procedência da informação antes de passar adiante. Curtiu??