Palestra e Teatro marcam evento para educação patrimonial em Paracatu

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Na tarde desta terça-feira (10/07) a Secretaria de Cultura realizou palestra sobre educação patrimonial a educadores municipais e convidados. O objetivo dessas atividades relativas a educação patrimonial é de incentivar o acesso aos bens culturais e à informação.
“Queremos estimular as escolas e demais instituições culturais a realizarem projetos e ações que visem o desenvolvimento de uma consciência coletiva acerca da importância da preservação do patrimônio cultural”, comentou a secretária de Cultura, Marina Cunha.
Uma peça teatral sobre a história de Paracatu foi apresentada como exemplo para trabalhar de maneira lúdica e divertida dentro das escolas a educação patrimonial. A encenação trouxe à memória a estória da fidalga Mariana Batista, que teria obtido tal tratamento após ter presenteado com um “cacho de banana de ouro” a Rainha de Portugal, Dona Maria I.
Já a palestra foi ministrada pelo professor Alexandre Gama, que explicou detalhes arquitetônicos das construções da cidade. Os estilos colonial, eclético, neoclássico, art decó e moderno, foram demonstrados com fotos e Alexandre apontou as diferenças entre eles e contou a história de cada estilo.
O público foi presenteado com um CD contendo informações sobre legislação acerca do tema cultural, o dossiê de tombamento de Paracatu, entre outros textos e informações sobre o patrimônio municipal.

Foto:
– A Historiadora da Secretaria Municipal de Cultura, Terezinha Guimarães, em encenação durante o evento de Educação Patrimonial. Foto: Prefeitura Municipal de Paracatu

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button