Dr Almir Amaral e Dr Luiz Carlos recebem título de cidadãos honorários

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
A Câmara municipal ficou pequena na última sexta-feira, para tanta emoção, quando amigos e familiares do médico cardiologista Dr Luiz Carlos Torres de Rezende e do Cirurgião e Gastroenterologista Dr Almir Amaral receberam o título de Cidadão Honorário de Paracatu.





BIOGRAFIA DE DR ALMIR JOSÉ DO AMARAL

                Nasceu em São José do Rio Preto, São Paulo, no dia 16 de julho de 1957, onde viveu uma infância saudável. Gostava de Futebol e Natação, motivado pelo pai, jogador amador no AMÉRICA FUTEBOL CLUBE desta cidade. Filho de José do Amaral Junior, que era representante comercial e Malvina Maria da Silva Amaral, dona de casa e comerciante de roupas.

                Estudou no COLÉGIO CARMELITA Externato Santo Antônio até a quarta série do primeiro grau. Depois, mudou-se para Campinas com a família,  devido à transferência de emprego do pai. Aos 12 anos chegou a Brasília, acompanhando seu pai em novo emprego; Foram morar na Asa Norte.

                Estudando no GAN E CAN, concluiu o curso ginasial. Já no segundo grau, estudou no CIB, também na Asa Norte. Com 16 anos fez o primeiro vestibular na UNB, sendo aprovado para Geologia, porém, não se identificando com o curso, prestou outro vestibular, em julho de 1975. Foi aprovado em MEDICINA, contando com a importante participação de sua mãe nesta mudança.

                Formou-se em 1980, na UNB, durante um período de grande turbulência política no Brasil, num ambiente de luta dos estudantes contra a ditadura militar. Sua formatura não contou com a participação do Reitor Cap. De Mar e Guerra Jose Azevedo, visto a postura anti-ditadura da turma, engajadíssima nesta luta.

                Fez residência médica em cirurgia geral no GDF, HOSPITAL REGIONAL DE TAGUATINGA, até 1983; depois, no HFA, foi assistente da Colo Proctologia, por mais 4 anos, a serviço do Doutor CÉLIO PAIVA. Em 1987, fez pós- graduação na UNB, no serviço de Gastroenterologia, durante 1 ano presencial,  em ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA, com Drs José Augusto e Eduardo Ayres, onde aprendeu, usando aparelhos de fibra óptica, as técnicas de endoscopia que hoje  já são modernas,  com aparelhos de vídeo endoscopia. Apresentou diversos trabalhos científicos em congressos de cirurgia e de endoscopia alta, em Brasília e outras capitais.

                Presenciou os avanços tecnológicos da medicina por imagem, como a chegada do ULTRASSON, TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA , RESSONÂNCIA, VIDEO ENDOSCOPIA, VIDEO CIRURGIA, etc…, o que mudou drasticamente o rumo do pensamento médico, diminuindo a possibilidade de enganos clínicos e melhorando o diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho digestivo.

                Mudou-se para PARACATU em 1989, após a construção do HOSPITAL SANTA LÚCIA, em parceria com outros colegas. Ainda trabalhando em Brasília, abriu espaço para se dedicar ao município, com a municipalização da Unidade de Saúde do MS, onde é cirurgião até os dias atuais.

                Pai de dois filhos do primeiro casamento: Gabriel, hoje administrador em Brasília, onde faz especialização em RH; e Amanda, formada em Relações Internacionais, residente na Austrália, onde trabalha em empresa especializada em recursos humanos para mineração petrolífera. Do segundo casamento com Mariza, nasceu a pequena ANA CLARA.

                Em sua jornada, Dr. Almir Amaral já foi Presidente da Unimed Noroeste de Minas, Secretário de Saúde na gestão de Almir Paraca e, atualmente, é Diretor do Hospital São Lucas e professor na Faculdade Atenas.
Homenagem da família de Dr Almir
SER MÉDICO

            Ser médico é ser instrumento de Deus. Afinal, está em suas mãos o poder de amenizar o sofrimento do corpo e mente de todos os que precisam. É por meio dessas mãos preciosas que a sanidade e a esperança são restauradas, trazendo vida nova aos que se julgavam condenados.

            A arte de curar é mais do que uma mera profissão. É um sacerdócio que exige grandes sacrifícios. São noites de sono perdidas, cirurgias intermináveis, plantões em que nada acontece ou em que tudo acontece ao mesmo tempo. São horas de dedicação a pacientes teimosos que fazem tudo errado de novo e de novo, sempre confiando que o médico estará lá para salvá-los. E ele sempre está, até o último instante, acreditando que vai dar certo.

            A fé do médico na cura de seu paciente é algo divino. Ele nunca questiona os fatos, apenas trabalha e dá o melhor de si. Mesmo que isso signifique um tempo a menos de lazer com a família. São escolhas difíceis, mas que precisam ser feitas para que a sua função seja realizada plenamente.

            Quem é médico, sabe o dom que tem e as responsabilidades adquiridas com ele. Por isso, são quase sempre incansáveis. São verdadeiros anjos, que através de sua intuição e habilidade mostram a benevolência de Deus por todos nós.

            Você, Dr. Almir, é o anjo que entrou em nossas vidas. É um grande amigo, sempre disposto a ajudar e se fazer presente. As suas vitórias são contadas pelo sorriso no rosto daqueles que, pelas suas mãos, recuperaram o prazer da vida. Que o Senhor o ilumine para que você continue sendo esse exemplo de luta e coragem, com qualidades raras, dignas de serem admiradas e seguidas.

            Essa é uma simples homenagem, mas que fazemos de coração por alguém que é merecedor de todo o nosso respeito. A você, Dr. Almir, o nosso muito obrigado!

BIOGRAFIA DO DR. LUIZ CARLOS

 

 

 



Fotos: Lelre Ferreira


Em entrevista ao programa FM Repórter, Dr. Almir disse que agradece o reconhecimento, mas que o título é só resultado de um trabalho em prol da comunidade que o acolheu. “-Fico muito feliz em ter o meu trabalho reconhecido e isso me motiva mais ainda a fazer ainda mais pelos meus pacientes e também trabalhar ainda mais para que meu trabalho seja parte da melhoria da saúde de Paracatu.” Afirmou Dr. AlmirA Honraria foi proposta pelo presidente da Câmara Vereador João Macêdo e aprovado por unanimidade pela casa. Macêdo justificou a sua proposta pelo histórico de trabalho dos profissionais pela comunidade Paracatuense. “-A nossa homenagem e o nosso reconhecimento não é só por terem escolhido Paracatu para criarem seus filhos, constituírem famílias, nem só pelo atendimento aos pacientes, mas pelo atendimento humanizado e diferenciado que a tantos anos oferecem à nossa comunidade.” Afirmou João Macedo.
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button