Coromandel reinaugura Matriz, enquanto obras da Igreja do Rosário andam a passos lentos

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Fechada desde 2007 por risco de desabamento, a tímida Igreja Matriz de Santana, em Coromandel – cidade mineira com 27.000 habitantes, foi reinaugurada nesta sexta-feira, 8. O prédio estava em ruínas e, na época, o pároco responsável pela matriz retirou de seu interior todos os objetos sacros. Com quase tudo feito manualmente, os serviço foi concluído em cinco anos.

Já em Paracatu, cidade dada recentemente pelo conceituado periódico Estado de Minas como novo "Eldorado de Minas", pouco se avança na reforma da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, conforme lembrado pela vereadora Graça Jales em reunião na Câmara Municipal na última segunda-feira, 11.

A parlamentar, que esteve na reinauguração da Matriz em Coromandel, disse estar de coração partida com a mesma – um lado teima em bater à espera da reabertura da Igreja do Rosário. Construída em estilo colonial em 1744 a fim de atender o grande número de escravos que viviam no local na época, o prédio ficou praticamente em ruínas pela ação do tempo. As obras começaram em 2008, ou seja, pouco depois da iniciação dos trabalhos em Coramandel, cidade que tem cerca de um terço da população paracatuense em termos genéricos. É válido lembrar ainda que é de extrema dificuldade comparar as duas construções quanto ao seu valor histórico e cultural. Passamos por um momento de valorização do Centro Histórico de Paracatu, e a Igreja do Rosário tem, portanto, imensurável valor em indefiníveis áreas. Para a conclusão da reforma falta apenas a pintura e a restauração do altar, feito em madeira, construído há mais de 200 anos e tombado com Patrimônio Histórico Nacional. O serviço, porém, parece pouco ou quase insignificantemente avançar.

Até o momento, apenas o IPHAN já investiu ao menos R$ 500.000,00 na obra – para executá-la ainda é necessário de no mínimo mais um milhão. Segundo a vereadora Graça Jales, "é importante que o governo tenha os olhos voltados para o patrimônio", lembrando ainda que "é preciso que Paracatu tenha consciência de que a Igreja do Rosário é importante para o centro histórico e cultural da cidade".
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button