Na manhã de ontem, 07, a associação de moradores do bairro Vila Mariana realizou uma reunião para debater, com vereadores, secretários e servidores municipais, a preservação do córrego do Baleeiro, conhecido como 'rasgão da Vila Mariana'. No encontro, Deusdete Ferreira de Souza, presidente da associação, expôs a necessidade da recuperação e revitalização do manancial e de suas margens.
Os moradores da Vila Mariana estavam presentes e questionaram sobre o lixo, a limpeza e a segurança no local. "Ainda neste mês de maio faremos a limpeza do bairro", afirmou Joãozinho Chapuleta, diretor do departamento de limpeza urbana.
Segundo o secretário de Administração, Alberto Mendes, houve dificuldades na contratação de empresa para a limpeza urbana, porém o problema foi resolvido e logo o serviço será retomado. "A legislação de licitação exige que as empresas sejam devidamente registradas, bem como seus profissionais. Esta cobrança é feita para que as obras e serviços sejam executados de maneira responsável com qualidade técnica. Neste ano, a empresa que ganhou grande parte da licitação é paracatuense e está adequada as demandas legais", frisou.
Como morador do bairro e coordenador do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Neivaldo Monteiro, ressaltou a necessidade de uma limpeza bem orientada para a preservação do local. "É importante que, depois de limpa, seja feita a recomposição da área, com plantas típicas do cerrado. Assim, vamos prevenir a erosão do solo, o assoreamento do córrego e a degradação do meio ambiente. Inclusive, o IEF pode colaborar nesta tarefa, prestando apoio na orientação e planejamento para dar vida nova ao local", comentou.
Além da limpeza geral, os presentes atentaram para a necessidade de uma ação conjunta da sociedade e dos órgãos públicos para a revitalização do córrego do Baleeiro. "As secretarias municipais, a Câmara, outros órgãos públicos e moradores do bairro têm que trabalhar juntos para que este projeto seja bem planejado e executado", observou Ildeu Goulart, responsável atual pela Secretaria de Obras.