Promovida pela Comissão de Administração, Serviços Públicos e Cidadania da Câmara Municipal de Paracatu, a Audiência Pública contra a disseminação do uso de drogas no município foi realizada na noite de ontem, 3, com mais de duas horas de debate entre os convidados e o expressivo público presente.
A partir do encontro, que foi integralmente filmado, será criado um documento que servirá de base para as ações da Comissão. A audiência contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o deputado federal Eros Biondini (PTB), Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas e APAC's no Congresso Nacional, o delegado Dr. Amarantino Ribeiro Gonçalves Neto, o Major Aquino, comandante do 45º BPM, o promotor de justiça Dr. Paulo Campos e o representante da Prefeitura Municipal de Paracatu,Thalles Ulhoa, Secretário de Desenvolvimento e Ação Social.
Ao se dirigir à comunidade, Dr. Amaratino disse que, pela experiência profissional que tem, "é um motivo esperançoso a presença maciça da sociedade paracatuense aqui para discutir as drogas". Segundo ele, de todos os crimes registrados, cerca de 87% são ligados a droga, e, até o momento, apenas em 2012, já foram registrados mais de 37 tentativas de homicídio na cidade, o que é um número preocupante. Já o Major Aquino, usou ainda sua fala para compartilhar que o mesmo havia recebido nesta semana "uma mãe no quartel que entregou, literalmente, seu filho à Polícia. Era um jovem de 15, 16 anos. O motivo? Drogas."
O Major foi feliz também ao dizer que "nenhum jovem, criança ou adolescente, sai de casa e usa drogas pesadas. Primeiro ele procura as drogas lícitas". "A primeira célula que a droga atinge é a família. Provoca a destruição familiar, ou vice-versa", continuou. Carlos Aquino aproveitou a oportunidade para destacar a participação do Dep. Eros Biondini no encontro. "A presença do nosso deputado é de suma importância. Tenho certeza pela caminhada que ele tem, pelo partido a que ele pertence, pela pessoa que ele é".
Ao agradecer a intensa participação do público, a vereadora Graça Jales, presidente da Comissão, afirmou de forma entusiástica que "este é apenas o primeiro momento de discussão em favor a Paracatu". "Os senhores dão um passo indescritível neste momento de disseminação de drogas na cidade". Já o Dep. Fedral Eros Biondini, que veio à Paracatu em missão oficial do Congresso Nacional, defendeu o acolhimento e a recuperação, e não a represália, como as melhores alternativas. "Eu acredito na recuperação. Há 20 anos fui usuário de drogas e fui acolhido por uma instituição. A recuperação e a prevenção passa pelo encontro da pessoa com o sentido de viver". E ainda encerrou dizendo que "para este trabalho de luta contra as drogas, não devemos ser simpatizantes, devemos doar nossas vidas", sendo entusiasticamente acolhido.