O governador Antônio Anastasia e a presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, Angela Pace, lançaram no dia 13 de abril, no auditório da Jucemg, o serviço Minas Fácil para mais 59 municípios mineiros. Durante a cerimônia, que contou com a presença de diversos secretários estaduais, de prefeitos e representantes dos municípios envolvidos e de servidores da autarquia, Angela Pace destacou a importância da expansão da Junta Comercial em Minas Gerais, principalmente para o norte, noroeste e vales do Jequitinhonha e do Mucuri, abrindo assim as portas do desenvolvimento e colaborando para a redução da diferença econômica e social no Estado. “Quando cheguei na Junta Comercial, reparei no mapa de distribuição das unidades no interior e observei que a maioria das unidades estavam do centro para baixo. Na expansão, demos prioridade em beneficiar municípios das regiões desprovidas do serviço Minas Fácil. Através da Escola Permanente, servidores e colaboradores de todos os municípios foram capacitados pela Junta Comercial”.
O governador Antônio Anastasia destacou a importância para o desenvolvimento econômico do Estado com a redução do prazo para criação de novas empresas: “Sempre foi queixa dos empresários o fato de não conseguirem abrir as empresas. Com o Minas Fácil estamos dando oportunidade para que os mineiros contribuam para a prioridade absoluta de meu governo, a geração de empregos. Porque quem os gera não é o poder público, são os empresários. O poder público tem a responsabilidade de dar os instrumentos e fomentar essas iniciativas, e é isso que estamos fazendo”, afirmou.
O governador abordou também o desafio de facilitar o fechamento de empresas em Minas Gerais. “Fechar uma empresa é demorado, pode levar até 1 ano, temos que reduzir esse tempo”. A Jucemg já trabalha nesse sentido e, de acordo com a presidente, Angela Pace, a meta é reduzir esse prazo para, no máximo, 32 dias.
O Minas Fácil foi criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio do Projeto Estruturador Descomplicar, e é um serviço prestado pela Junta Comercial em parceria com diversos órgãos e prefeituras municipais. Pelo Minas Fácil o empreendedor pode abrir o seu negócio de maneira simplificada e ágil.
Entre as novas 59 unidades Jucemg a serem instaladas, destacam-se as de Paracatu, Unaí e Buritis.
A Junta Comercial do Estado de Minas Gerais é referência nacional. Por suas inúmeras iniciativas de desburocratização e busca pela eficiência em seus serviços, o Departamento Nacional do Registro do Comércio solicitou que transmita seu conhecimento tecnológico para as demais Juntas Comerciais do país de modo a agilizar a formalização de empresas nas esferas Federal, Estadual e Municipal, por meio do projeto Integrar. O projeto tem como objetivo implantar a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios.