Deputados que defendem setor lácteo saem satisfeitos de audiência no MDIC

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button

Os deputados da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva do Leite se reuniram com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, para reivindicar proteção aos produtores de leite brasileiros. Os parlamentares querem que o MDIC impeça a importação de lácteos. Para eles, a entrada desses produtos no Brasil pode desestruturar o setor.

Participaram da audiência o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Antônio Andrade (PMDB/MG), os deputados Márcio Reinaldo (PP/MG), Leonardo Vilela (PSDB-GO) e Celso Maldanner (PMDB/SC), o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Márcio Lopes de Freitas, o coordenador das Câmaras de Leite da OCB, Vicente Nogueira, o presidente da Câmara Setorial do Leite da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim.

O ministro foi acompanhado por seis assessores do MDIC, incluindo o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, a secretária executiva, Lytha Spíndola e a diretora do Departamento das Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais, Aneli Dacás Franzmann.

Os deputados da Frente Parlamentar defendem políticas públicas para proteção do mercado interno do setor lácteo brasileiro. “Enquanto outros países querem subsídios queremos proteção”, afirmou Antônio Andrade. Segundo ele, hoje o produtor não tem segurança para produzir, pois não sabe nem mesmo quanto vai receber pela produção de leite.

Nesses últimos anos o setor lácteo brasileiro cresceu muito, competindo com Argentina e Uruguai. O leite é um produto que fixa o homem no campo e que envolve cerca de quatro milhões de pessoas no país. Na opinião do deputado, a importação pode criar um grande problema social fazendo com que os produtores deixem a atividade e se mudem para as cidades. “Temos que encontrar um equilíbrio para a sustentabilidade do produtor de leite e para preservar o mercado que é grande e forte”, acrescentou.

Outro assunto da audiência foi a ameaça que algumas empresas causam ao setor por possuírem uma capacidade importadora grande. Os parlamentares também ressaltaram a importância de aumentar a tarifa consolidada para exportação e usar parte do imposto para criar um fundo para o agricultor familiar.

Por: Isabela De Lima Avelar Moura

XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button