Paracatu registra recorde de público no Expresso Cidadania

whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button
Com recorde de participação, foi aberta, na manhã desta quinta-feira (29/3/12), a caravana do Expresso Cidadania em Paracatu (Noroeste). Participaram da primeira sessão 356 alunos das escolas estaduais Antônio Carlos e Virgílio de Melo Franco. A segunda sessão, que começou às 10 horas, contou com outros 90 jovens da segunda escola. A previsão é que, na parte da noite, 350 estudantes participem das atividades e outros mil participem das sessões que continuam nesta sexta-feira (30). O Expresso está sendo realizado no Sesc Paracatu, no bairro Lavrado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), abriu o Expresso Cidadania em Paracatu. A juíza eleitoral da cidade, Maria Augusta Balbinot, também fez palestra na abertura. Ambos falaram sobre a importância do voto do jovem para a melhoria do país. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está em sua terceira edição e deve envolver estudantes de 14 municípios. Foi lançado em novembro do ano passado, em Belo Horizonte, com alunos da capital, de Contagem, de Ibirité e de Santa Luzia.

Este ano, o Expresso vai percorrer dez municípios, de todas as regiões do Estado. A caravana já passou por Juiz de Fora (Zona da Mata), Divinópolis (Centro-Oeste), Patos de Minas (Alto Paranaíba) e Uberaba (Triângulo Mineiro). Depois de Paracatu, receberão o Expresso as cidades de Diamantina (Jequitinhonha), dias 9 e 10/4; Montes Claros (Norte), em 12 e 13/4; Teófilo Otoni (Mucuri), 16 e 17/4; Ipatinga (Rio Doce), 19 e 20/4; e Poços de Caldas (Sul), 24 e 25/4. O objetivo é estimular o voto entre jovens de 16 e 17 anos que podem, mas não são obrigados a votar. A ênfase é incentivar a participação política e a escolha consciente.

Atividades animam os estudantes

Os alunos ouviram atentos a apresentação do servidor Ludovikus Moreira que, encarnado na figura do filósofo Sócrates, explicou como o voto é a principal ferramenta da democracia. Eles também se divertiram com o musical apresentado pela Companhia Malarrumada de Teatro. Tocando e cantando diferentes ritmos musicais, os artistas encenaram uma “luta” entre os jovens que querem votar e aqueles que acham a eleição uma perda de tempo, com a vitória óbvia da “turma do sim”. 

Os estudantes participaram, ainda, de oficinas de produção de textos, de imagens, de som e de expressão corporal. O produto dessas oficinas está disponível no Blog do Expresso. Os alunos também participaram do Caleidoscópio, atividade em que são convidados a refletir sobre o tema proposto este ano, que aborda a questão das drogas, com ênfase no combate ao crack. Tiveram, ainda, a oportunidade de tirar o título de eleitor.

A participação no Expresso mudou a opinião de Gabriela de Souza Coimbra, 14 anos, aluna da Escola Estadual Antônio Carlos. Ela participou da oficina de Imagem e já decidiu que vai tirar seu título assim que completar 16 anos. Antes, Gabriela nem pensava em política. “Não importa se sou única, mas com meu voto posso fazer um Brasil melhor”, afirmou.

Carlos Adriano Santos, 16 anos, não teve dúvidas em tirar o título. Aluno da Escola Estadual Virgílio de Melo Franco, ele afirmou que pretende, nas próximas eleições, “participar do futuro da cidade”. Carlos vai participar da escolha dos vereadores e do prefeito de Paracatu, nas eleições de outubro.

Futuro – O presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, convocou os estudantes a desenhar um futuro melhor para o Brasil. “Acredito na força e no talento de cada um de vocês”. Ele também pediu a ajuda dos jovens para combater as drogas, especialmente o crack.

A juíza Maria Augusta reforçou a importância do voto do jovem. Segundo ela, pesquisa recente apontou que 64% dos jovens acreditam que os políticos defendem apenas os próprios interesses, mas lembrou que todos eles são eleitos. “Cabe a nós, então, resolver essa situação”.

Na segunda sessão, a chefe do Cartório Eleitoral de Paracatu, Alcione Giati, afirmou que, além de direito, o voto é uma obrigação e, por isso, precisa ser consciente. “Vocês são responsáveis pela qualidade de vida no País”, advertiu.

Via ALMG
XMCred Soluções Financeiras
whatsapp-white sharing buttontelegram-white sharing buttonfacebook-white sharing buttontwitter-white sharing button