7 out 22h56

Começa em Paracatu a maior feira de Agronegócio da Região Noroeste de Minas

Teve início nesta quinta-feira (07) a Primeira Feira Agropecuária de Paracatu, a Agro Paracatu. A abertura foi realizada no auditório do Centro Administrativo e a sequência da festa no estacionamento do CA.

A Feira é uma iniciativa da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais (IRRIGANOR), com apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu e do Sebrae. O objetivo é viabilizar o encontro de agricultores, fornecedores e parceiros, além de promover, negócios, a difusão de tecnologias e conhecimento. 

Nesses três dias, o público terá a oportunidade de participar de palestras, seminários, estandes com expositores de grãos, insumos agrícolas, maquinários, instituições financeiras e planejamento de negócios. Durante o evento, haverá também a exposição e venda de produtos artesanais, praça de alimentação e happy hour, com shows musicais de artistas da cidade.

O Secretário de Agricultura, Leonardo Costa, deu abertura ao evento agradecendo a todos os presentes pelo apoio e envolvimento na organização da AgroParacatu.
“Estamos aqui vivendo a concretização de um sonho, essa é uma feira sem nenhum recurso de verba pública, por isso agradecemos imensamente o apoio de todos os produtores e empresários que se dispuseram a investir nesse evento. Nosso maior lema é atender ao pequeno e ao médio produtor, grandes representatividades  para o nosso desenvolvimento” Afirmou o Secretário.

Agronegócio em Paracatu

Paracatu vem acompanhando a tendência de crescimento do setor agropecuário nacional, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Fazenda, a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) de Paracatu, no ano de 2020, foi de R$ 853,382 milhões, o que representa 9,79% do total da soma de todos os bens e serviços finais produzidos.

“Agradeço aos produtores rurais e a todos os empresários que acreditaram na nossa ideia de promover uma feira nessas proporções. Acreditamos que uma cidade tão importante como Paracatu e uma região tão importante para o agronegócio como a Região Noroeste, precisavam de um evento técnico, com o objetivo de alavancar o nosso agronegócio atendendo assim ao pequeno, médio e grande produtor”
Afirmou a presidente da IRRIGANOR, Rowena Petroll, que na ocasião parabenizou o Prefeito Igor Santos, que juntamente com toda a equipe da Secretaria de Agricultura, não mediu esforços para apoiar na organização da feira.

O Gerente Regional do Sebrae, Marcos Alves, falou da importância emblemática da realização de um evento dessas proporções. 
“É bom perceber que o potencial do agronegócio do Noroeste está sendo visto, juntos decidimos mudar a história e apoiar os produtores que têm suma importância, inclusive no enfrentamento da crise hídrica. Juntamente com o Sebrae, o produtor tem estudado e conseguido entender a respeito das questões ambientais e aprendido a desenvolver políticas de combate à crise. Precisamos observar também o futuro para que não só os produtores mais os jovens da região continuem trazendo crescimento para a região”, afirmou.

“Uma das missões da nossa gestão é sermos os maiores parceiros que o agronegócio já teve em Paracatu. Chegou o tempo de Paracatu realizar uma feira agropecuária técnica que eleve o patamar das discussões do agronegócio e foi isso que os idealizadores desse evento perceberam, foram dias de trabalhos intensos de equipes que se desdobraram para fazer isso acontecer, deixo aqui meu agradecimento a todos, iremos colher bons frutos dessa gestão”
Afirmou o Prefeito Igor Santos que na ocasião anunciou a aprovação do Estado de Minas para que Paracatu tivesse uma Escola Técnica Agrícola e Curso Técnico em guia de turismo.

Durante a abertura, foi feita uma homenagem aos pioneiros da irrigação no Noroeste de Minas: Gerardus Sanders, Joaquim Santiago, Vitório Mânica e Dirceu Gatto. 

No período da tarde, foram realizadas as palestras Mulheres do agronegócio; Gestão de águas em áreas de conflito e Tendência do agronegócio mundial e brasileiro em tempos de pandemia com foco em grãos e carnes.

O Diretor de Desenvolvimento da empresa Irriga Prime, Nelio Meireles, um dos expositores da feira, falou sobre as expectativas para o evento.
“Esse é um evento que vai trazer desenvolvimento não só para o agronegócio, mas para o comércio em si, trazendo novas tecnologias e apresentando as empresas para os comerciantes da região, hoje já conseguimos fechar bons negócios e esperamos que essa seja a primeira de muitas feiras em Paracatu” afirmou.

João Carlos, representante da empresa New Vision, parabenizou pela iniciativa que vai permitir para os produtores um conhecimento melhor a respeito das oportunidades do mercado.
“Essa é uma iniciativa importantíssima diante do potencial agropecuário da Região, alavancando o comércio e permitindo aos produtores que tenham mais conhecimento dos recursos que estão a sua disposição”.


Fonte: Ass. Com Prefeitura de Paracatu 


© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti