20 set 15h52

Município e Copasa são condenados a recuperar curso dágua e pagar multa por dano

A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça condenou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e o município de Paracatu a promover, solidariamente, a recuperação integral do córrego Rasgão do Mestre, incluindo a restauração florística e paisagística, no prazo máximo de um ano. 

A decisão também condenou os réus ao pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 715.464,26, correspondente ao dano ambiental referente aos serviços ecossistêmicos afetados e os impactos causados no meio físico, biótico, antrópico (social e paisagístico) na área drenada pelo córrego.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Paracatu instaurou Inquérito Civil para apurar problemas causados pela ineficácia da coleta de esgotos sanitários, de resíduos sólidos e de águas pluviais, levando ao colapso do ambiente colonial-histórico do Rasgão do Mestre. 

Segundo apurado, os efluentes e sólidos contaminados são lançados sem tratamento no curso d’água. Além disso, a rede disposta não atende às peculiaridades do local, impactando o recolhimento dos efluentes e dos resíduos.

Diante disso, foi proposta Ação Civil Pública, na qual já havia sido deferida liminar determinando que a Copasa e o município apresentassem projeto corretivo para a coleta de esgoto, águas pluviais e lixo no entorno do Rasgão do Mestre e, posteriormente, executassem as medidas previstas. Agora, a Justiça confirma a decisão, condenando os réus a recuperar integralmente a área e a pagar multa por danos morais coletivos.

Para a promotora de Justiça Mariana Duarte Leão, “a negativa de investimento pela Copasa, comum nos municípios de médio porte, não pode servir para a perpetuação dos antisserviços apontados. O objetivo da ação é conferir concretude aos primados da dignidade humana, do ambiente e do saneamento e desenvolvimento urbano sustentáveis”.





Processo Nº: 5001350-19.2018.8.13.0470

 
Fonte: Ministério Público de Minas Gerais


Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)
____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estág

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti