10 set 21h42

Paracatu sediará segunda edição do AMM nos Municípios

Paracatu, na macrorregião Noroeste de Minas Gerais, será palco do segundo encontro “AMM nos Municípios – AMM e Sebrae: juntos pelo desenvolvimento das cidades”, que acontecerá no dia 14 de setembro, das 8h às 17h, no Auditório do Centro Administrativo de Paracatu. O evento seguirá, rigorosamente, todos os protocolos sanitários da onde verde em que se encontra a região. A nova fase do projeto Desenvolve Minas Gerais, parceria entre a AMM e o Sebrae Minas, debaterá o desenvolvimento das cidades nas dez macrorregiões do Estado.

A segunda edição do AMM nos Municípios está sendo promovida em parceria com a Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) e a Prefeitura Municipal de Paracatu.

Os prefeitos e prefeitas da macrorregião Noroeste contarão com uma programação robusta, com palestras e debates que abrangem o desenvolvimento regional, governança, infraestrutura e turismo.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda, destaca a importância do evento. “Assim como todas as ações realizadas em parceria com o Sebrae, com esses encontros temos o objetivo de levar capacitação e informação relevantes para a promoção do desenvolvimento dos municípios e, em Paracatu, trata-se, sobretudo, do desenvolvimento regional”, ressaltou. “Capacitar, qualificar, criar oportunidades, debater ideias e projetos para melhorar a gestão nos municípios estarão sempre na nossa pauta”, finalizou Julvan.

Para o diretor técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a importância da parceria com a Associação Mineira de Municípios é porque são os prefeitos e prefeitas que têm a condição de facilitar a vida do pequeno negócio. “Este programa Desenvolve Minas Gerais foi concebido antes mesmo da pandemia, mas ele está atual. Cabe a vocês serem indutores do desenvolvimento das empresas, para que elas possam abrigar as pessoas querendo trabalhar. E, para isso, temos que desenvolver a governança do território. O momento, agora, com a vacinação avançando, é da retomada do desenvolvimento econômico. E nossa parceria vem ao encontro disso”, disse Cruz.

O prefeito de Paracatu, anfitrião do evento, Igor Pereira dos Santos, e o presidente da AMNOR e prefeito de Natalândia, Geraldo Magela Gomes (Gê), elogiam a organização do evento promovido pela AMM e o Sebrae, quando os dois gestores farão palestras sobre as demandas locais, o associativismo municipal e o desenvolvimento regional.

Programação

A segunda edição do AMM nos Municípios contará com uma programação técnica diversificada, tendo como início a palestra magna sobre a marca de uma cidade como atrativo para investimentos e valorização do turismo, ministrada por Caio Esteves, executivo de marca e fundador da 1ª agência especializada em 
place branding do Brasil. Em seguida, haverá a apresentação do Guia de Liberdade Econômica do Governo de Minas, com Fernando Passálio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

Após o almoço, os participantes do evento ainda contarão com diversas palestras e painéis. A primeira será sobre cooperativismo como alternativa para o desenvolvimento regional, com Luciano Ribeiro da Silva, superintendente comercial do BANCOOB. Seguida do painel sobre agronegócio, sustentabilidade e infraestrutura, com mediação de Marcos Geraldo, Gerente do Sebrae Minas da Regional Noroeste e Alto Paranaíba.

Logo após, o tema será governança na gestão de recursos hídricos, com Rowena Petroll, presidente da Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de MG. O associativismo municipal na promoção do desenvolvimento regional será tema da apresentação de Geraldo Magela Gomes (Gê), presidente da AMNOR e prefeito de Natalândia.

Para falar sobre infraestrutura para o desenvolvimento, o convidado será José Eduardo Trevisan Moraes, gestor da Associação de Beneficiários da Rodovia LMG-680. Em seguida, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI), Adriano Carvalho, falará sobre como atrair e manter investimentos. Finalizando as capacitações do dia, o diretor da R10 Consultoria, Rodrigo Carrijo, fará um panorama sobre estudos estratégicos da região Noroeste.

Desenvolve Minas Gerais


O projeto Desenvolve Minas Gerais faz parte de convênio celebrado em 2019 entre a AMM e o Sebrae, durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico para Lideranças e Territórios. O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e o terceiro setor, criando condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os 853 municípios do Estado.

O projeto já realizou dezesseis edições virtuais do “AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais”. Também foi realizado o “AMM e Sebrae para prefeitos empreendedores”, com nove webnários que debateram o empreendedorismo nos municípios nas regiões do Sebrae em Minas Gerais. Vários cursos e mentorias de qualificação estão sendo realizados desde 2020, capacitando milhares de servidores públicos em todo o estado com temas relevantes para as gestões das prefeituras e o desenvolvimento local.

A primeira edição do “AMM nos Municípios” em 2021 aconteceu em Boa Esperança, na macrorregião Sul do Estado, quando mais de 100 municípios compareceram ao evento, que contou com importantes palestras e painéis sobre turismo.
 
Parceiros

O Desenvolve Minas Gerais com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e Conselho Regional de Engenharia (Crea-MG); todos juntos em estratégias para o desenvolvimento econômico local.

Mais informações e inscrições 
aqui .

SERVIÇO
Projeto Desenvolve Minas Gerais
AMM nos Municípios – AMM e Sebrae juntos pelo desenvolvimento das cidades
Data: 14 de setembro | Terça-feira
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório do Centro Administrativo de Paracatu, Rua da Contagem, 2.045, Paracatuzinho, Paracatu, MG

Programação:
8h – CREDENCIAMENTO
8h30 – ABERTURA
Julvan Lacerda | Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM)
João Cruz Reis Filho | Diretor Técnico do Sebrae Minas
Geraldo Magela Gomes (Gê) | Presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (AMNOR) | Prefeito de Natalândia
Igor Pereira dos Santos | Prefeito de Paracatu
Autoridades presentes

10h30 - PALESTRA MAGNA: A MARCA DE UMA CIDADE COMO ATRATIVO PARA INVESTIMENTOS E VALORIZAÇÃO DO TURISMO
Caio Esteves | Executivo de marca e fundador da 1ª agência especializada em place branding do Brasil

11h30 - APRESENTAÇÃO DO GUIA DE LIBERDADE ECONÔMICA DO GOVERNO DE MINAS - ASSINATURAS DE DECRETOS DE LIBERDADE ECONÔMICA
Fernando Passálio | Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais
12h - INTERVALO PARA ALMOÇO

14h - PALESTRA: COOPERATIVISMO COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Luciano Ribeiro da Silva | Superintendente Comercial do BANCOOB

15h - PAINEL: AGRONEGÓCIO, SUSTENTABILIDADE E INFRAESTRUTURA
Mediação: Marcos Geraldo | Gerente do Sebrae Minas | Regional Noroeste e Alto Paranaíba

IRRIGANOR: GOVERNANÇA NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
Rowena Petroll | Presidente da Assoc. dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de MG

O ASSOCIATIVISMO MUNICIPAL NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Geraldo Magela Gomes (Gê) | Presidente da AMNOR | Prefeito de Natalândia

INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO
José Eduardo Trevisan Moraes | Gestor da Assoc. de Beneficiários da Rodovia LMG-680.

COMO ATRAIR E MANTER INVESTIMENTOS
Adriano Carvalho | Diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI)

ESTUDOS ESTRATÉGICOS DA REGIÃO NOROESTE
Rodrigo Carrijo | Diretor da R10 Consultoria

16h40 ENCERRAMENTO

 
Fonte | Prefácio Comunicação


Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estág
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti