9 jun 17h11

Presidência e Relatoria da CPI da Saúde ficam com aliados do investigado

Com desfalque, aconteceu ontem (08/06) na Câmara Municipal de Paracatu, reunião para eleição do presidente e indicação do relator da CPI que vai investigar gastos do governo Olavo Condé (PSDB) com a pandemia do novo coronavírus.

A CPI foi instaurada atendendo a um pedido do Vereador Dênis Dantas (PDT) que teria recebido uma série de denúncias sobre irregularidades em compras e contratações de serviços sem licitação.

A Vereadora Marli Ribeiro (PSC), que está em tratamento médico contra a Covid-19, foi substituída pelo Professor Alex (DEM). Outra falta foi do vereador Denis Brasileiro (REPUBLICANOS), que alegou compromisso marcado anteriormente em seu trabalho na Policia Rodoviária Federal.

A sessão foi presidida inicialmente pelo vereador João Arcanjo (PSD) que, logo no início, disse que não tinha interesse em colocar seu nome para concorrer à presidência da CPI. O Vereador Paulo Pereira (PSDB), então,  foi o único a se candidatar e foi eleito por unanimidade.

A suspeita pairou sobre o parlamento e a desconfiança em torno do seu nome foi imediata, já que ele tinha ligação com o governo passado, inclusive pelo fato de que Paulinho foi Secretário do Governo Condé e também um dos mais fiéis companheiros políticos do ex-prefeito, ora investigado. Mas, segundo ele, irá conduzir as investigações com transparência. 

“-Quero deixar bem claro que a gente vai conduzir da melhor forma possível. O que tiver de errado tem que apontar sim e o que tiver certo é baixar a cabeça e falar que tá certo”, prometeu o vereador.

Paulo Pereira, de imediato nomeou Gilsão do Paracatuzinho (MDB), outro ligado a Olavo Condé para a relatoria da CPI. Gilsão foi líder de governo na Câmara durante administração passada, mas diante das críticas de possível favorecimento, o vereador disse que o que vai defender é o interesse da população.

“-Em momento nenhum serei omisso. As pessoas que fizeram alguma coisa de errado vão ter que pagar. Tá certo que a CPI não pune, ela mostra o caminho ao Ministério Público. Eu estou fazendo o meu papel que é representar o povo. Estamos falando de um problema muito sério que é o coronavírus, uma doença maldita que está matando. Então, nós não estamos aqui para aliviar a barra de ninguém. Estamos para resolver os problemas e ajudar a sociedade da melhor forma possível”, relatou Gilsão.

O Vereador Dênis Brasileiro, que era apontado como nome forte na condução dos trabalhos, argumentou que sua presença não faria diferença já que a formação do quadro para comandar a CPI estava traçada.

“-Como aconteceu em outros processos de escolha na Câmara, eu já sabia que não seria o escolhido para nenhuma dessas funções e que eu não teria como mudar o resultado que já se desenhava, então, eu optei por manter um compromisso que já tinha agendado e decidi não participar.  Eu seria voto vencido e não compactuava com as ações que se iniciavam. A minha presença não alteraria em nada o resultado da eleição. Eu continuo sendo membro titular da CPI e vou buscar em todas as ações desenvolver um trabalho justo e que leve à população todos os esclarecimentos necessários e devidos com relação aos gastos com a pandemia no ano passado”, explicou Dênis Brasileiro.

A formação dessa comissão processante não tinha muitas opções. Isso porque, o vereador Dênis Dantas (PDT) não poderia concorrer às presidência e nem ser indicado à relatoria por ser o proponente da CPI DOS GASTOS DA COVID.

Além disso, Professor Alex e Nilda da Associação, substitutos dos vereadores Denis Brasileiro e Marli Ribeiro, não tinham direito a votar nem ser votados, e contribuíram apenas para formação de quórum, ou seja, nas condições regimentais de concorrer, sobraram os vereadores Paulo Pereira, João Arcanjo e Gilsão do Paracatuzinho


Fonte: FM REPÓRTER
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte (LEI Nº 9.610/98)
 

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti