8 abr 09h19

Nova maternidade é inaugurada em Paracatu pela Prefeitura Municipal e UniAtenas

Foto: Ass Com Prefeitura de ParacatuFoto: Ass Com Prefeitura de Paracatu
No dia 07 de Abril de 2021, a Prefeitura Municipal de Paracatu em parceria com o Centro Universitário Atenas - UniAtenas inauguraram a Maternidade Municipal Edméia Mendes Nascimento Silva, que funcionará no HUNA (Hospital Universitário Atenas).

A maternidade recebeu este nome em homenagem a uma profissional exemplar que serviu com muita determinação, eficiência e amor ao Hospital Municipal durante 40 anos. A filha da homenageada, Maria Júlia Nascimento, que também é enfermeira e familiares estiveram presentes na inauguração.

"Dona Meinha", como era chamada, fez a diferença na saúde, 
transformando o ambiente de trabalho em sua segunda casa e deixou um exemplo de profissionalismo aliado ao amor, uma vez que nem um câncer de mama a impediu de realizar seu trabalho de forma excelente.

Como Paracatu é referência na macro região de saúde de Unaí, a Maternidade ampliará o atendimento dentro do Hospital Universitário Atenas (HUNA). São realizados 
em média, 100 partos por mês, atendendo cerca de 15 mães por dia. “Neste novo espaço, muito em breve, teremos condições de duplicar e até triplicar a capacidade de atendimento”, explica Vinicius Biulchi, secretário de Saúde de Paracatu.

Segundo o Secretário de Saúde, a ocupação do novo espaço foi pensada visando a humanização do atendimento, oferecendo aos pacientes quartos mais amplos e bem equipados. Ainda de acordo com o secretário, a Maternidade funcionará como um braço do Hospital Municipal: “É uma recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) que as maternidades funcionem fora do ambiente hospitalar”, explica.

“Na nova maternidade também serão oferecidos diferentes tipos de atendimentos às mamães: apoio psicológico, serviços de nutrição, fisioterapia e de pedagogos”, 
diz Biulchi.

Com a migração da maternidade, o Hospital Municipal terá capacidade emergencial de ampliação de leitos para tratamento contra a Covid-19. Segundo Biulchi, quando a pandemia passar, esses leitos serão adaptados e utilizados para o cuidado de pessoas com transtornos mentais.

Com essa ampliação de atendimento o Secretário de Saúde prevê que em breve Paracatu será referência em atendimento neonatal em âmbito nacional. “Acredito que até o final do ano tenhamos uma UTI neonatal aqui em Paracatu. Estamos trabalhando para isso”, concluiu.


Por Ester Barros

Com informações da Ass Com Prefeitura
*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)

_____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro 
facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
fullscreen
Foto: Ass Com Prefeitura de Paracatu
Foto: Ass Com Prefeitura de Paracatu

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti