25 fev 22h20

Kinross investe 4,5 mlhões dólares em barreira acústica no Morro do Ouro

A Kinross está investindo 4,5 milhões de dólares na construção de uma estrutura entre a Mina de Morro do Ouro e os bairros Alto da Colina, Bela Vista II e Amoreiras, que terá como objetivo, amenizar eventuais ruídos da operação da mina em Paracatu (MG) e ampliar a segurança no acesso à área operacional.

Apesar de ser pioneiro na área da mineração, esta nova tecnologia, já é utilizada em grandes obras de engenharia ao redor do mundo, consiste em uma estrutura de concreto em sua fundação e metal com 770 metros de extensão e até 15 metros de altura. 
A face interna, voltada para a empresa, será revestida com painéis metálicos perfurados que combinado com lã mineral de densidade adequada será capaz de reter e absorver o som em suas diversas frequências.

Para a execução do projeto, foram realizados estudos sonoros em vários pontos da mina, considerando diferentes atividades, condições climáticas e horários de operação. Também foram realizadas apresentações do projeto aos moradores da comunidade no entorno da obra, garantindo total transparência das ações da empresa.

A estrutura tem o tamanho (altura) de um prédio de 5 andares e atendendo a uma solicitação da própria comunidade, serão ainda construídos muros de alvenaria na divisa entre a empresa e as propriedades localizadas na faixa na divisa com a obra da barreira acústica, como forma de garantir a manutenção da segurança desses moradores. Entre a proteção acústica e os muros das casas será realizado um adensamento vegetal, utilizando espécies nativas do cerrado.

"Com o avanço da lavra para áreas previamente licenciadas, vimos a necessidade de investir nessa nova tecnologia, que se soma a outras iniciativas de controles operacionais já realizadas pela Kinross, promovendo segurança operacional e garantindo a proteção acústica para a população no entorno do empreendimento",
comenta Alexandre Matos, gerente Sênior de Meio Ambiente da Kinross.

A construção da proteção acústica está sob responsabilidade de duas empresas de Paracatu, que segundo a empresa, estão empregando cerca de 100 pessoas do município. A previsão de conclusão da obra é abril desse ano.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa / Inpress Oficina
Foto: Google Earth / Arquivo empresa


*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)
_____________________________________________
news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro 
facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti