15 fev 14h31

Em defesa dos produtores de leite, Diretoria da Coopervap se reúne com Ministra

A importação de leite da Argentina e Uruguai mais que dobrou no segundo semestre de 2020, comparado aos primeiros seis meses do ano anterior. O excesso do derivado importado no país fez baixar o preço do produto nacional num movimento contrário ao aumento dos custos de produção e alimentação animal. Juntos, esses fatores estão desestimulando pecuaristas e pequenos produtores que, representados por cooperativas e lideranças municipais foram até o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento com propósito de frear as importações do país vizinho e reequilibrar a balança comercial com a valorização do mercado interno.

Diante deste cenário, o Presidente da Coopervap, Valdir Rodrigues ao lado do seu vice, Altino fizeram parte de uma comitiva com executivos, Prefeitos e lideranças da região Noroeste e  Alto Paranaíba, estiveram reunidos em caráter emergencial com a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina e com o Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes em busca de ações que possam melhorar o preço do leite que é produzido pelos pecuaristas da região.

Segundo o Presidente da Coopervap, uma das pautas requeridas é uma política que possa reduzir a importação de leite do Uruguai e Argentina para o Brasil que segundo os produtores é um dos fatores que inviabilizando a produção brasileira.


“-Os preços pagos aos pecuaristas estão em incoerentes com o custo da produção e nós viemos conscientizar o Governo Federal de que é preciso mudar a política de importação do leite para que possamos manter as atividades no campo e na indústria”, explicou Valdir.

Vasco Praça Filho
, Presidente da FECOAGRO-Leite Minas, acompanhou a comitiva e mostrou a Ministra, que as políticas de importação dentro de países do Mercosul tem prejudicado o mercado interno. “-Estamos aqui para reivindicar pelo produtor, não aceitamos os volumes absurdos de importações do leite argentino. Isso enfraquece a indústria nacional, tirando o pão de cada dia do nosso produtor”, afirmou o Presidente da FECOMÉRCIO Vasco Praça Filho, que acompanhou a comitiva.

O Deputado Federal Domingos Sávio (PSDB) expôs ao governo o drama que vive o produtor brasileiro e pediu um basta. “-Não vamos aceitar a importação de leite da Argentina ou do Mercosul com isenção total de imposto. O leite tem uma importância econômica e social no Brasil. Ele é fundamental para milhões de brasileiros que trabalham na produção rural e que dependem desse alimento para sobreviver
”, defendeu o parlamentar.

A ministra Tereza Cristina se mostrou bastante solícita às reivindicações e os participantes se mostraram bastante otimistas com a reunião. 
“-Nós temos certeza de que alguma ação vai acontecer depois dessa reunião porque não é uma questão regional de Paracatu, do Noroeste, nem apenas do produtor de leite, é uma questão social. Atrás daquele produtor que não está com dificuldade tem uma família, tem uma cadeia de consumo que também vai ser prejudicada,” explicou Valdir que ainda declarou sobre a necessidade de agir e conscientizar o Governo Federal sobre as políticas de importações do leite, já que, “na verdade, as próprias empresas e importadores colocam os seus negócios em risco. Mostramos as dificuldades tanto da sobrevivência do produtor quanto das pequenas e médias empresas e caso essa situação não mude, a maior parte dos produtores e laticínios podem quebrar”, afirmou.

Na reunião, estiveram presentes produtores rurais, representantes e dirigentes cooperativistas, o presidente da Coopervap, Valdir Rodrigues de Oliveira, e o vice-presidente, Altino José Severino Silva, Vasco Praça Filho, presidente da Cemil e Fecoagro Leite Minas, Nidelson Falcão, Diretor Executivo da Fecoagro, Fernando Pinheiro, Analista Técnico Econômico Agropecuário da OCB, Geraldo Borges, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e os prefeitos de Paracatu Igor Santos e Patos de Minas Luiz Eduardo Falcão.



Fotos/Inf: Arquivo Coopervap

*Permitido compartilhamento e ou cópia desde preservada a fonte  (LEI Nº 9.610/98)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------   

news blog comunica not reporter a midiadigital noroestemineiro kinross mineração womeninmining facebook youtube tradutor google hotmail mercado livre whatsapp gmail  globo uol google tradutor previsão do tempo olx traduzir netflix yahoo messenger jogos instagram whatsapp web g1 outlook clima minecraft bol covid19 coronavirus pandemia paracatu vagas de emprego estágio coopervap valdir altino produtores de leite

fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti