7 dez 2020 10h51

Você conhece o SAS Brasil?

O ano de 2020 não foi nada fácil, as dificuldades que assolaram não só o sistema público de saúde, mas a economia como um todo, se potencializaram mês a mês nesse período tão complexo como o período pandêmico. Famílias que mantinham suas bases salariais mínimas se viram em completa miséria, ao mesmo tempo em que passávamos por uma crise política gigantesca que priorizava os debates partidários ao invés do cuidado social de nossas famílias – mães e pais brasileiros.
Na contramão desse embate tão ferrenho, as instituições sem fins lucrativos estruturaram novas perspectivas de auxílio mútuo e de voluntariado. Foram essas as instituições que, com muito pouco, cuidaram daqueles que mais precisam e que fizeram com que o valor à dignidade, do autocuidado e do serviço ao próximo fossem resgatados mesmo diante de sérios desafios.
Nos últimos meses, iniciei uma caminha em uma das instituições mais completas e significantes que já conheci em quase dez anos de voluntariado. O SAS Brasil (Saúde, Alegria e Sustentabilidade), uma instituição sem fins lucrativos que em 2019 recebeu, pelo Instituto Doar, o selo de ONG Transparente que confere às entidades do terceiro setor o reconhecimento de gestão e transparência em modos de operação em excelência. Fundada em 2013 por um grupo de amigos, o objetivo da instituição é levar saúde àqueles que mais precisam em todo o Brasil.
A atuação do SAS Brasil se expande a mais de 180 cidades nos 18 estados brasileiros, captando mais de 40 mil pessoas, desde março, só pela telemedicina. Pessoas beneficiadas nas mais de 17 especialidades médicas que a organização oferece. A instituição esteve presente no atendimento médico emergencial no rompimento das barragens de Mariana (MG), em 2015 e na de Brumadinho (MG), em 2019. E, já em 2020, estruturou em pouquíssimo tempo e com extrema excelência o projeto de Telemedicina do SAS Brasil, um grupo de profissionais e estudantes voluntários, entre médicos e outras especialidades, que se dedicam a atender pessoas em vulnerabilidade social de forma totalmente online.
Mas para quem pensa que o SAS Brasil só atua de forma digital está enganado! Desde 2013 a instituição organiza diversas expedições médicas que objetivam estreitar o acesso à saúde integral, em seus diversos campos de atuação, para todo o Brasil, nas áreas mais remotas do país. Além das Unidades de Teleatendimento (UTA) que configuram espaços itinerantes que são construídos para ofertar atendimentos médicos integrais à população de cidades com índices populacionais baixos.
Só em 2019, o SAS Brasil zerou a demanda de tratamento de câncer de colo de útero em 4 cidades brasileiras: Bom Jesus (PI), Alto Garças (MT), São Miguel do Araguaia (GO), Barra do Garças (MT) e São Félix (TO). Municípios presentes na rota de mais um dos numerosos projetos da instituição o SAS Brasil no Sertões.
A organização é patrocinada por inúmeras empresas parceiras que atuam com intensa responsabilidade social, além de doações físicas de pessoas do Brasil e do mundo que destinam valores de grande importância para o mantimento das atividades da entidade, afinal, com tecnologia de ponta nos atendimentos em saúde, o SAS Brasil realiza seus procedimentos de forma totalmente gratuita levando muito aqueles que pouco têm – e esse muito está além do cuidado biológico, mas integral, contando com esforços coordenados de uma equipe em Saúde Mental que também atua nos atendimentos psicológicos em todo o país.
É muito, né? Pois é! E não contei nem um terço do que essa instituição se propõe a fazer mês a mês. Com uma equipe espirituosa, voluntários essencialmente propostos a levar saúde aos mais necessitados, o SAS Brasil se resulta em muitos planejamentos, em uma resposta a inúmeros sonhos que pessoas comuns, como nós, entusiasmaram por muitos anos.
Todos nós podemos fazer a nossa parte. A sua doação é extremamente significante para implementação dessa saída tão clara e tão necessária para todos aqueles que sofrem com a falta de acesso básico aos direitos, inclusive, consolidados por lei. A sua doação vai muito além de valores, mas uma soma de intenções para um mundo melhor, mais justo e, principalmente, mais integral, completo e vivo, assim como o SAS Brasil.
Para saber mais sobre esse programa e fazer já a sua doação, é só entrar no site: https://sasbrasil.org.br/doeagora/
É um pouquinho só, mas que pode, com toda certeza, ajudar aqueles que muito precisam em todo o Brasil. Os nossos agradecimentos a toda a Diretoria do SAS Brasil que com muita essência, verdade, significado e muita alegria transforma o que é simples em um mundo de oportunidades e primeiras vezes. Sabine Zink, Adriana Mallet, Sávio Mourão e todos os fundadores, o agradecimento do Brasil que presencia a saúde em sua completude nas múltiplas formas em que desempenham esse trabalho tão incrível. Roy Bento e toda a equipe de voluntários, seja online, seja em campo, a nossa força e desejo por um mundo melhor estará sempre com todos vocês. Eloisa Leite, meu e nosso eterno agradecimento por toda a sabedoria, persistência, gentileza e humanidade a qual você transmite como essência de vida. Com você, todos os voluntários aprendem sobre o que é o amor em pessoa e como representá-lo enquanto bem coletivo.
Instituições como o SAS Brasil transformam o mundo e nos inspiram a sermos ainda melhores todos os dias, de muitas formas, cada um do seu jeito e da sua vontade. Participe você também da mudança para um Brasil ainda mais bonito.
Viva o SAS Brasil e a saúde pública, gratuita e de qualidade!
 
  Gabriel L. J. Ribeiro
fullscreen

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti