3 dez 2020 18h58

Número de seguidores nas redes sociais, realmente importa?

Me vi envolvido em uma conversa essa semana sobre o número de seguidores que fulano tinha no instagram. Nossa! Dez vezes mais que o outro fulano. Bem, em 3 ou 4 cliques eu derrubei aquela tese e mostrei para meus amigos que o perfil que tinha 3 mil e poucos seguidores tem mais valor do que o outro com 56 mil seguidores.
Primeiro vamos ao básico, se você quer números, para impressionar e satisfazer a sua vaidade pessoal, para se auto elogiar nas suas próprias redes sociais ou em grupos de what’s app é bem fácil, no mercado livre você encontra pacotes com 1.000, 5.000, 10.000 seguidores por 100, 200 reais. Os valores são variados, mas isso não dá engajamento. Esse é o fator que importa.
O engajamento deve acontecer de maneira natural, já que os usuários que estão ali interagindo com os seus conteúdos, se interessam pelos seus materiais compartilhados e enxergam qualidade e relevância.
Quando você faz uma postagem nos stories, quantas pessoas respondem?
Quando você posta uma foto, quantas pessoas comentam?
É necessário investir tempo e criar vínculo com seus seguidores (reais!). Se você não fizer isso – ou seja, se você não se importar com o outro lado –, por que ele deveria se importar com você?
Lembra daquele perfil de 56 mil seguidores que falei a pouco?
Eu observei que cada postagem dela tinha 5, 6 curtidas, raramente um comentário, ou seja, sem engajamento, apenas uma pessoa tentando ser “digital influencer” de si próprio.
E sobre aquela ideia de comprar seguidores?  Esqueça.
O engajamento não pode ser comprado. Ao comprar seguidores ou curtidores falsos nas mídias sociais, sua página e suas postagens terão números altos, mas lembre-se: eles não são reais! Eles não mostram um termômetro se seu post foi bem visto ou aceito, já que são interações fakes. Além disso tudo, sua empresa, seu negócio, sua ideia  pode ser penalizada e até banida da rede social em que estiver inserida.
Se você cansou de ouvir coisas negativas, vamos agora um checklist de tudo o que conversamos anteriormente pra você crescer naturalmente sua presença nas redes sociais, de maneira orgânica.
- Não deixe de alimentar suas redes e mantenha uma periodicidade de posts. Isso é extremamente importante.
- Interaja com seus seguidores, tire suas dúvidas, agradeça os elogios, entenda as críticas.
- Seja criativo. Quer manter um padrão de cor para seu feed? Quer fazer stories interativos? Quer celebrar datas e campanhas especiais? Faça!
Ah!  E preste atenção no concorrente. Isso é importante sim, mas não foque a sua energia somente nisso porque o foco é você, seu perfil, seu negócio, sua estratégia.
 
 
Permitido compartilhamento e/ou cópia desde preservada a fonte.
(LEI Nº 9.610/98)

© 2015 - PARACATU.NET - Todos Direitos Reservados. by #mndti